alessandro signorielloOs moradores de Barão Geraldo flagraram um mega criadouro de larva do mosquito Aedes aegypti na região central do distrito e denunciaram nas redes sociais.

Segundo os moradores, o mega criadouro foi construído com a febre dos Food Trucks. Um grande terreno próximo ao supermercado Pague Menos, região central, foi asfaltado para receber eventos do Food Trucks. O asfalto impede a rápida absorção da água da chuva. A febre da comida de caminhão passou e agora Barão Geraldo ganhou um super criadouro do mosquito.

Pela primeira vez, o verão brasileiro terá circulação de três tipos de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti. Dengue, febre chikungunya e Zika são doenças com sintomas parecidos, sem tratamento específico e com consequências distintas. Até abril deste ano, não havia casos de Zika registrados no Brasil. Ele agora é considerado o responsável pelo surto de microcefalia.

São três doenças em um único inseto e exigirá um esforço triplo das prefeituras e dos governos federal e estaduais. Em Campinas, a situação é mais complicada devido ao recorde histórico de casos de dengue este ano de 2015.