foto 1
Cena de “Ida”

Em janeiro de 2016, o ciclo “Os Melhores do Ano”, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa, exibirá gratuitamente 20 produções cinematográficas que se destacaram ao longo de 2015.

As exibições acontecem entre 7 e 31 de janeiro e são abertas ao público em geral.

Veja abaixo a programação completa do ciclo:

QUINTA, 7 DE JANEIRO, 20H
UM POMBO POUSOU NUM GALHO REFLETINDO SOBRE A EXISTÊNCIA
DIREÇÃO DE ROY ANDERSSON

Dois homens cansados da vida estão numa viagem de negócios, vendendo artefatos engraçados que mostram uma percepção sobre o mundo caótico do presente, o passado e o futuro – um mundo de sonhos e fantasias. Vidas diversas e circunstâncias que desfilam à nossa frente, nos lembrando ambas da grandeza da vida e da vulnerabilidade do homem. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza. Suécia, 2014. Colorido, 101 min.

SEXTA, 8 DE JANEIRO, 20H
WHIPLASH – EM BUSCA DA PERFEIÇÃO
DIREÇÃO DE DAMIEN CHAZELLE

Um jovem músico luta para ser o melhor baterista de jazz de sua geração. Para isso, acaba sofrendo nas mãos de Terence Fletcher (JK Simons), um exigente professor, que acaba ultrapassando limites e o leva ao extremo. Vencedor de 3 Oscars (Ator Coadjuvante, Montagem e Mixagem de Som). EUA, 2014. Colorido, 106.

SÁBADO, 8 DE JANEIRO, 17H
14 ESTAÇÕES DE MARIA
DIREÇÃO DE DIETRICH BRÜGGEMANN

Maria (Lea Van Acken) se encontra dividida entre dois mundos. Na escola, a menina de 14 anos tem todos os interesses típicos de uma adolescente de sua idade, mas quando está em casa com a família, ela precisa seguir com rigidez os tradicionais ensinamentos católicos. Alemanha, 2014. Colorido, 107 min.

SÁBADO, 8 DE JANEIRO, 20H
BIRDMAN
DIREÇÃO DE ALEJANDRO GONZÁLEZ IÑÁRRITU

A história de um ex-ator famoso, papel de Michael Keaton, que após interpretar um super herói chamado Birdman resolve montar uma adaptação teatral na Broadway e recuperar seu sucesso. Vencedor de 4 Oscars (Filme, Direção, Roteiro Original e Fotografia). EUA, 2014. Colorido, 119 min.

DOMINGO, 9 DE JANEIRO, 18H
ACIMA DAS NUVENS
DIREÇÃO DE OLIVIER ASSAYAS

Maria Enders (Juliette Binoche) é uma famosa atriz que fica indignada ao ter que dividir o palco com a novata Jo-Ann (Chloë Grace Moretz), que vai interpretar o papel que a fez famosa anos atrás. Ela viaja aos alpes ao lado da assistente, interpretada por Kristen Stewart, para ensaiar e enfrentar o passado. França, 2015. Colorido, 124 min.

QUINTA, 14 DE JANEIRO, 20H
O ANO MAIS VIOLENTO
DIREÇÃO DE J. C. CHANDOR

Em um dos invernos mais violentos da história da cidade de Nova York, o imigrante Abel Morales (Oscar Isaac) e sua esposa, Anna (Jessica Chastain), tentam prosperar nos negócios. No entanto, as dificuldades logo aparecem e eles não conseguem escapar da corrupção, decadência e brutalidade que dominam a região no ano de 1981. EUA, 2014. Colorido, 125 min.

SEXTA, 15 DE JANEIRO, 20H
LEVIATÃ
DIREÇÃO DE ANDREY ZVIAGUINTSEV

Numa península do Mar de Barents, no Ártico, um pai de família (Aleksey Serebryakov) luta contra os desmandos de um prefeito corrupto, que tenta de todas as formas desalojá-lo. Para enfrentar o político, ele recorre a um colega de Moscou. Rússia, 2014. Colorido, 141 min.

SÁBADO, 16 DE JANEIRO, 17H
IDA
DIREÇÃO DE PAWEL PAWLIKOWSKI

A jovem noviça Anna está pronta para prestar seus votos e se tornar freira. Antes disso, ela descobre que seu verdadeiro nome é Ida e que tem uma tia chamada Wanda. Durante a visita, as duas mulheres embarcam numa viagem à descoberta de si próprias e do passado que têm em comum. As revelações levam Anna ao início de uma jornada para desvendar as suas raízes e confrontar a verdade sobre a família. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Polônia, 2014. Preto e Branco, 82 min.

SÁBADO, 16 DE JANEIRO, 20H
DEUS BRANCO
DIREÇÃO DE KORNÉL MUNDRUCZÓ

Em uma sociedade distópica em que a criação de cachorros implica no pagamento de uma taxa especial, Lili (Zsófia Psotta), uma menina de 13 anos, tenta reencontrar seu melhor amigo canino após seu pai (Sándor Zsótér) abandoná-lo numa estrada. Hungria, 2014. Colorido, 121 min.

DOMINGO, 17 DE JANEIRO, 18H
A GANGUE
DIREÇÃO DE MIROSLAV SLABOSHPITSKY

Sergey, um jovem surdo-mudo, começa a estudar num internato especializado que abriga secretamente uma rede de crime e prostituição entre seus estudantes, “a tribo”. Neste novo ambiente, ele é forçado a aceitar as duras regras da gangue e participa de vários assaltos, o que lhe garante o respeito dos colegas. Quando ele conhece Anna, uma das amantes do líder da gangue, ele acaba quebrando uma das regras veladas da tribo. Um filme rodado em linguagem de sinais e sem narração ou legendas, já que o amor e o ódio não precisam de tradução. Ucrânia, 2014. Colorido, 130 min.

foto 4
Cena de “Ex-Machina”

QUINTA, 21 DE JANEIRO, 20H
EX-MACHINA
DIREÇÃO DE ALEX GARLAND

Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. No entanto, a criatura se apresenta de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar. EUA, 2015. Colorido, 108 min.

SEXTA, 22 DE JANEIRO, 20H
VÍCIO INERENTE
DIREÇÃO DE PAUL THOMAS ANDERSON

Trata-se da adaptação do livro homônimo de Thomas Pynchon. Filme dirigido por Paul Thomas Anderson conta a trajetória de um detetive particular (Joaquin Phoenix) que investiga o desaparecimento de um bilionário latifundiário. EUA, 2014. Colorido, 148 min.

SÁBADO, 23 DE JANEIRO, 17H
O JULGAMENTO DE VIVIANE AMSALEM
DIREÇÃO DE RONIT E SHIOMI ELKABETZ

Em Israel, não há casamento civil, nem divórcio. Apenas os rabinos podem legitimar um casamento ou sua dissolução. Mas essa dissolução só é possível com pleno consentimento do marido, que, no final, tem mais poder do que os rabinos. Viviane Amsalem luta há três anos para recuperar sua liberdade e dignidade através do divorcio, mas o marido Eliseu não concorda com essa decisão. Israel, 2014. Colorido, 115 min.

SÁBADO, 23 DE JANEIRO, 20H
MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA
DIREÇÃO DE GEORGE MILLER

Max, um ex-policial e agora guerreiro das estradas (Tom Hardy), acaba capturado por um perigoso grupo de guerreiros dos desertos apocalípticos da Austrália. Quando ele tem a oportunidade de fugir, precisa decidir se vai ajudar a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) a resgatar um grupo de garotas mantidas como escravas. Austrália/EUA, 2015. Colorido, 120 min.

DOMINGO, 24 DE JANEIRO, 18H
BLIND
DIREÇÃO DE ESKIL VOGT

Depois de perder a visão, Ingrid decide ficar em casa, onde se sente segura, mas logo seus medos mais profundos e fantasias reprimidas tomam conta de seus pensamentos. Holanda/Noruega, 2014. Colorido, 96 min.

944346_959129860833503_7791462621706240899_n
Cena de “As Maravilhas”

QUINTA, 28 DE JANEIRO, 20H
AS MARAVILHAS
DIREÇÃO DE ALICE ROHRWACHER

Gelsomina é uma garota italiana que vive com seus pais e irmãs na região da Toscana, cercada por natureza. Mas logo a serenidade e a calma do seu cotidiano serão abaladas pela chegada de Martin em sua vida. Itália, 2014. Colorido, 110 min.

SEXTA, 29 DE JANEIRO, 20H
DOIS DIAS, UMA NOITE
DIREÇÃO DE JEAN-PIERRE E LUC DARDENNE

O filme acompanha Sandra (Marion Cotillard), que perde seu emprego e descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar a favor de sua saída. Querendo recuperar o trabalho, ela e o marido (Fabrizio Rongione) devem visitar seus antigos colegas e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que Sandra possa manter o seu emprego. Bélgica/França, 2014. Colorido, 95 min.

SÁBADO, 30 DE JANEIRO, 17H
JIMMY’S HALL
DIREÇÃO DE KEN LOACH

A história de Jimmy Gralton, líder comunista irlandês, que desafiou a Igreja Católica questionando sua censura à liberdade de expressão. Gralton gerou discórdia ao inaugurar um espaço para as pessoas debaterem, aprenderem e, sobretudo, dançarem. Reino Unido/Irlanda, 2014. Colorido, 110 min.

SÁBADO, 30 DE JANEIRO, 20H
QUE HORAS ELA VOLTA?
DIREÇÃO DE ANNA MUYLAERT

Depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho em São Paulo, Val tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha Jéssica. Às vésperas do vestibular do menino, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular. Com alegria e ao mesmo tempo apreensão, Val prepara a tão sonhada vinda da filha, apoiada por seus patrões. Mas quando Jéssica chega, a convivência é difícil. Ela não age dentro do protocolo esperado para ela, o que gera tensão dentro da casa. Todos serão atingidos pela autenticidade de sua personalidade. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida. Brasil, 2015. Colorido, 114 min.

foto 2
Cena de “O Sal da Terra”

DOMINGO, 31 DE JANEIRO, 18H
O SAL DA TERRA
DIREÇÃO DE WIM WENDERS E JULIANO RIBEIRO SALGADO

O filme conta a longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado. Brasil/França/Itália, 2014. Colorido, 110 min.

LOCAL

Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859
Programação sujeita a alterações
Entrada Franca (40 lugares)
Fone (19) 3733 8800