jandira feghaliA tropa de choque do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB) é muito grande e praticamente quase barrou a continuidade da investigação no Conselho de Ético.

Dos 21 deputados do Conselho, Eduardo Cunha conseguiu colocar nada menos do que 9 deputados completamente fiéis.

Até o último momento eles votaram pelo arquivamento do processo. Apenas um dos deputados dessa tropa de choque é de São Paulo, o já conhecido Paulinho da Força (SD). A maioria dos deputados é da Bahia e do PR (Partido da República).

Veja a lista:

Cacá Leão (PP-BA)
Erivelton Santana (PSC-BA)
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Manoel Junior (PMDB-PB)
Paulinho da Força (SD-SP)
Ricardo Barros (PP-PR)
Vinicius Gurgel (PR-AP)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Wellington Roberto (PR-PB)

Por fim, a investigação foi aprovada por 11 votos a 9. Conselho de Ética da Câmara aprovou o parecer preliminar do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), que mantém representação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão dá continuidade à ação. Cunha é acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e por ter prestado falso testemunho quando depôs na CPI da Petrobras negando ter contas secretas no exterior. Não houve abstenção.

Cunha será notificado e terá 10 dias para apresentar defesa por escrito no processo disciplinar.

Minutos antes da votação, os deputados chegaram a tentar acordos para adiar a sessão pela oitava vez. Os parlamentares queriam evitar novas estratégias para atrasar o andamento da representação protocolada há mais de 60 dias e também evitar a judicialização do processo. (Carta Campinas com informações da Agência Brasil)