Uma pesquisa, a primeira de abrangência nacional, e que entrevistou 5.012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileiras, mostra os interesses e motivos das pessoas para se utilizarem de bicicletas.
Longe de opções políticas ou ideológicas, 42,9%, declararam começar a usar a bicicleta como meio de transporte por considerá-la mais prática e rápida. Além disso, 50% dos ciclistas declararam que poderiam pedalar mais se houvesse investimento público em ciclovias e ciclofaixas, o que mostra a necessidade de repensar a mobilidade urbana no Brasil hoje.
Depois da opção por transporte, 24,2% dos ciclistas começaram a pedalar por preocupação com a saúde, e 19,8% pegaram a bicicleta para economizar.
A grande maioria dos ciclistas, 80,1%, usa a bicicleta para trabalhar, 59,2% para fazer compras, 30,5% para ir a escola ou faculdade e 76% para o lazer. A maioria, 58% dos ciclistas, tem entre 25 e 44 anos.
A pesquisa foi feita por 100 pesquisadores no período de julho e agosto deste ano (2015). Foram feitas entrevistas em Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Niterói, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O levantamento teve o patrocínio do banco Itaú. (Glauco Cortez)
(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…
(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…
(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…