De 15 a 18 de dezembro, sempre às 19h30, o Sesc Campinas realiza o projeto de cinema e vídeo “Olhares Latinos”, que exibirá quatro longas produzidos na América Latina nos últimos cinco anos, mostrando tanto os olhares artísticos quanto as realidades retratadas pelo cinema da região.
O destaque fica para a produção brasileira ‘Tatuagem’ do diretor Hilton Lacerda. O longa se passa no Brasil (1978), época em que a ditadura militar mostra seus sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas.
Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia. A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação do filme para os dois universos. A aproximação cria uma marca que lança o espectador no futuro, como tatuagem: signo que cada um carrega junto com sua história.
Também serão exibidos os filmes “Sete Caixas”, “Jauja” e “Heli”.
A programação é gratuita e pode ser vista com mais detalhes no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…
(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…