ag brasil rovena rosaEstudantes da rede pública de ensino do estado de São Paulo fizeram na noite de hoje (15) uma passeata pedindo melhorias na educação. Eles defenderam também a participação da comunidade na gestão do ensino e criticaram a reorganização escolar, revogada no início do mês, e que deve ser implementada em 2017.

A passeata, que teve início por volta das 19h40 no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, teve dezenas de participantes. Eles percorreram as ruas centrais da cidade com destino à Praça da República, onde fica a Secretaria da Educação do Estado. O trânsito de carros foi bloqueado pela polícia.

“A luta nossa não terminou com a revogação do decreto da reorganização. Há muito a ser discutido em 2016. Chega de escolas superlotadas e sucateadas”, disse a estudante Marina Duarte.

O projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, já revogado, previa o fechamento de 94 escolas e a transferência de cerca de 311 mil estudantes para instituições de ensino na região onde moram. O objetivo da reorganização, segundo a secretaria, era segmentar as unidades em três grupos, conforme a idade e o ano escolar. De acordo com o órgão, a mudança melhoraria o rendimento dos alunos.

Em nota, a secretaria disse que tem atuado para entregar escolas melhores, com ambientes mais preparados para cada faixa etária e com profissionais capacitados para atender aos estudantes. Segundo a secretaria, manter os alunos da mesma idade juntos é prática comum de alguns dos melhores colégios do país e de países referência em educação.(Agência Brasil/Bruno Bocchini)