ggn montagemComo classificar um governo que tem uma das polícias mais violentas do mundo e faz exposições em museus sobre direitos humanos?

Como classificar um governo que põe a PM para atacar adolescentes secundaristas que ocupam escolas e discute direitos humanos nos museus?

Difícil? Pois é isto é o que acontece em São Paulo. Nada menos do que cinco museus da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo se unem para debater Direitos Humanos no evento Sonhar o Mundo – Educando para a Diversidade. Bingo!!!

A iniciativa conta com apoio da Defensoria Pública do Estado e será realizada entre os dias 8 e 13 de dezembro de 2015, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Enquanto os funcionários da Secretaria de Cultura tentam deixar os museus mais vivos e dinâmicos com temas atuais, a prática do governo Alckmin faz o contrário: coloca os Direitos Humanos nos museus, mas no pior e mais pejorativo sentido do termo.

Museu da Imigração, Museu da Diversidade Sexual, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil e Museu Índia Vanuíre (em Tupã) terão visitas educativas temáticas, palestras, oficinas e exposições, com o objetivo de aproximar os visitantes do tema, trazendo experiências que provoquem a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural.

A iniciativa, da Secretaria de Cultura do governo Alckmin, quer contribuir “para a formação de uma mentalidade coletiva, sensibilizando para a solidariedade, o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, a discriminação e à violência”. Será que o governo Alckmin sabe disso?

A programação de Sonhar o Mundo é transversal e foi pensada especialmente para criar conexões entre as questões tratadas pelos cinco museus, de forma a demonstrar, na prática, um olhar múltiplo e profundo sobre os direitos humanos. (Glauco Cortez com informações de divulgação)

Veja o que vai acontecer nos museus enquanto a PM bate e mata pelas ruas:

O Museu da Imigração receberá a mostra de fotografias Todos podem ser Frida, realizada pelo Museu da Diversidade Sexual. Pessoas de várias nacionalidades foram fotografadas na Estação República do Metrô pela artista Camila Fontenele de Miranda, vestidas e maquiadas como a pintora mexicana Frida Kahlo, o que propôs reinterpretações sobre os gêneros. Agora no Museu da Imigração, a mostra também poderá refletir sobre origem geográfica dos participantes.

No Museu Afro Brasil, a mostra As aventuras de Pierre Verger servirá como mote para discussão sobre imigração em todo o mundo. No dia 10/12, o Museu estará presente no bairro de Parelheiros, zona sul da capital, em um encontro com moradores da região, por meio do Projeto Akpalô para discutir estratégias e ações que tenham como foco as conexões entre direitos humanos e relações raciais na região.

Visitas temáticas farão conexões entre direitos humanos e relações raciais no Brasil, tendo por referência temas abordados pelo acervo do Museu como resistência e liberdade de culto à religiosidade afro-brasileira, processos de formação da identidade brasileira considerando conflitos, contradições e amálgamas entre negros, brancos e indígenas. Dia 12/12, o Museu realizará também uma mesa de debates com o tema Direitos Humanos, cultura e resistência, com Luís Carlos Santos e Vagner Gonçalves.

Já o Memorial da Resistência fará, no dia 12/12, uma Mesa-Redonda sobre Direitos Humanos – conquistas e perspectivas: para Crianças e Adolescentes, população LGBT e resistência política. Ao longo da semana, as visitas educativas serão temáticas, abordando temas como “movimentos de mobilização racial negra”, censura e repressão aos movimentos sociais.

O Museu Índia Vanuíre fará a exposição “A presença do Movimento Negro em Tupã” entre os dias 7 e 13 de dezembro. A mostra temporária reunirá objetos, fotos, textos e grafite, compondo um conjunto que realça e promove as ações de 10 anos da ONG UMONT – União do Movimento Negro com Todos. Também será realizada a mesa redonda “Direitos Humanos: Histórias e Memórias”, com representantes de diversos segmentos sociais (afro, indígena, representantes do Conselho Tutelar e da OAB, entre outras associações).

Com o intuito de tornar contínuo o debate sobre os direitos humanos e envolver o público, no dia 8 de dezembro, a Secretaria e os museus participantes convidam as pessoas a postarem fotos utilizando a hashtag #sonharomundo, na mídia social Instagram. As fotografias poderão abordar qualquer aspecto dos direitos humanos, entendidos como desejo ou caminho para um mundo melhor.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Programação dos museus da UPPM para Ação Integrada para os Direitos Humanos – #Sonharomundo

Data: 08 a 13 de dezembro de 2015.

Museu: Catavento

Data e horário da ação: 10/12/2015, às 11h e às 14h30.

Nome da ação: Roda de Conversa

Breve descrição: No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Catavento irá promover uma roda de debates, que abordará assuntos relacionados à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Museu: Museu do Café

Data e horário da ação: de 08 à 13/12/2015.

Nome da ação: Visitas mediadas

Breve descrição: Serão feitas discussões com os visitantes sobre as condições de trabalho no Porto no período de auge da exportação do café. Será utilizado recurso audiovisual a partir da leitura de imagens do acervo iconográfico.

Museu: Memorial da Resistência

Data e horário da ação: de 08 à 13/12/2015, das 10h às 17h30.

Nome da ação: Visitas educativas

Breve descrição: As visitas educativas desta semana terão como base a reflexão sobre os direitos humanos a partir das memórias do edifício que foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP (1940 – 1983) e dos recursos da exposição de longa duração do Memorial da Resistência de São Paulo, sediado no antigo espaço carcerário desse prédio.

Data e horário da ação: 12/12/2015, das 14h às 17h30.

Nome da ação: Mesa Redonda

Breve descrição: “Direitos Humanos: historicidade, conquistas e perspectivas para Crianças e Adolescentes, população LGBT e resistência política”.

A Mesa Redonda tem como objetivo refletir – por meio da participação de estudiosos, especialistas e militantes –, sobre as conquistas e perspectivas relativas aos direitos das Crianças e Adolescentes, população LGBT e resistência política, a partir de olhares do passado e da atualidade.

Inscrições: não é necessário se inscrever.

TEMAS E PALESTRANTES:

Crianças e os adolescentes: uma história de seus direitos no Brasil

– Eduardo Silveira Netto Nunes (Coordenador do Grupo de Trabalho de História da Infância e Juventude da Associação Nacional de História – Seção São Paulo; Professor Universitário – Unicastelo/Unisantanna)

LGBT: direitos e conquistas no século XXI

– Franco Reinaudo (Formado em Administração de Empresa pelo “Istituto delle Scienze Turistiche”, Florença, Itália, com especialização em Marketing Turístico; Estudou Filosofia e Letras na PUC de São Paulo. Responsável pela Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo entre 2009 a 2012. É diretor do Museu da Diversidade Sexual, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura)

– Beto de Jesus (Um dos fundadores da Parada LGBT de São Paulo,
Secretário para América Latina e Caribe da ILGA – International Lesbian and Gay Assotiacion; membro da Executiva da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Consultor em Educação para organismos Governamentais e não-Governamentais)

Resistência Política durante a Ditadura Civil-Militar e na atualidade

– Anivaldo Padilha (Formado em Ciências Sociais, ex-preso político e militante da Ação Popular – AP. Ex-diretor do Departamento Nacional da Juventude da Igreja Metodista, também foi assessor da Comissão Nacional da Verdade e militante da Ação Popular)

– Edison Rocha Junior (Ativista do Levante Popular da Juventude)

A Lei Antiterrorismo e os movimentos sociais

– Raul Carvalho Nin Ferreira (Defensor Público do Estado de São Paulo, Coordenador Auxiliar do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos)

Museu: Museu Índia Vanuíre

Data e horário da ação: de 08 à 13/12/2015. Das 10h às 16h

Nome da ação: Exposição “A presença do Movimento Negro em Tupã”

Breve descrição: Para celebrar o Dia da Consciência Negra de 2015, será inaugurada a exposição temporária “A presença do Movimento Negro em Tupã”. A exposição reúne objetos, fotos, textos e grafite, compondo um conjunto que realça e promove as ações de 10 anos da ONG UMONT “União do Movimento Negro com Todos” que tem como objetivo contribuir e fortalecer a cultura negra em Tupã.

Data e horário da ação: de 08 à 13/12/2015. Às 9h

Nome da ação: Mesa Redonda “Direitos Humanos: Histórias e Memórias”

Breve descrição: Para discutir os Direitos Humanos, o museu promoverá uma Mesa Redonda com representantes de vários segmentos sociais (Afro, indígena, representante da OAB, representante do Conselho Tutelar, acessibilidade, etc.).

Data e horário da ação: de 08 à 13/12/2015. Às 9h e às 15h

Nome da ação: Exibição de vídeo “Efeitos da Ditadura perante os índios”

Breve descrição: Será exibido para os visitantes do museu, um vídeo sobre os efeitos da ditadura perante os índios. A ação será seguida por uma roda de conversa com o ex-preso político Sr. João Batista de Oliveira, Krenak morador na T.I. Vanuíre. A ação será voltada aos estudantes de Direito e público interessado.

Data e horário da ação: de 08 à 13/12/2015. Das 10h às 16h

Nome da ação: Exposição “Memórias da Negritude”

Breve descrição: O museu realizará no Fórum de Tupã, a itinerância da exposição “Memórias da Negritude”. A abertura da exposição será marcada por uma palestra ministrada por André Prado, presidente da União do Movimento Negro com Todos. A ação será voltada aos advogados e funcionários do Fórum, estendendo o convite aos estudantes de Direito da cidade de Tupã.

Data e horário da ação: de 08 à 13/12/2015. Às 15h

Nome da ação: Trocas de conhecimentos culturais: indígena e afro

Breve descrição: Nesta atividade, um representante da cultura afro ministrará oficina de danças e tranças africanas para os indígenas da TI Vanuíre. O objetivo da ação é estabelecer a troca de conhecimentos entre as culturas, pois, durante a ação os indígenas também estarão mostrando suas danças e seus adornos corporais.