19749984b19e9f95a4aea371d55182e5Nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, na Estação Cultura, será oferecida ao público uma experiência diferente, imagine tomar um café da manhã sem enxergar o que você está comendo, sem ver onde foram colocados o leite, o café, o pão e a manteiga e tendo que encontrar os talheres pelo tato.

Batizada de “Café Sensorial”, a iniciativa visa aguçar a percepção e proporcionar uma vivência interativa, conforme o Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos e a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, promotores da ação, que conta também com o apoio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas (SMPD).

Os participantes irão tomar café da manhã com venda nos olhos para viver a experiência de executar ações do cotidiano da forma como fazem os deficientes visuais.

Na abertura, às 8h30, o grupo Turma do Bairro apresentará um teatro de bonecos que também terá um diferencial: os “atores” reproduzem diversos tipos de deficiência. O grupo é parceiro da Secretaria e apresenta-se com frequência nos eventos promovidos pela Pasta. Ainda na abertura, a secretária, Emmanuelle Alkmin, fará uma palestra.

O grupo Turma do Bairro traz personagens que representam jovens com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Na peça, mostram de forma divertida e esclarecedora que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que as outras. Os bonecos também trazem à tona as questões da diversidade humana como um valor fundamental para a construção de uma sociedade inclusiva.

Programação

8h30 – Abertura do evento com apresentação de teatro pela Turma do Bairro
9h30 – Palestra da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Emmanuelle Alkmin
10h30 às 11h30 – Café da manhã

Café Sensorial
Data: 5 de novembro, quinta-feira
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n, Centro, Campinas
Entrada franca, sem necessidade de inscrição

Para o final de semana, o público poderá participar de uma Roda de Capoeira especial no Museu da Cidade que acontece no sábado, 7 de novembro, às 10h. A Roda marca o encerramento da programação anual do Museu em 2015 e contará com a presença do pesquisador campineiro Valdir Oliveira.

O pesquisador irá abordar a história da Capoeira em Campinas a partir da sua própria vivência nos ambientes culturais da cidade, desde a primeira academia de capoeira, assim como irá tratar e relatar notícias sobre a pesquisa em documentos históricos. Em seguida, será realizada a Roda de Amigos da Capoeira, com a coordenação do Mestre Tuim (Coquinho Baiano).

O Museu está recebendo o cadastro dos grupos, academias e praticantes em geral da capoeira na cidade e também sugestões e inscrições para a programação de 2016. Os grupos podem se cadastrar pelo email do museu: [email protected] com nome da academia, mestre responsável, endereço, telefone, horário de funcionamento para aulas e para visitação (roda aberta).

Não há prazo de encerramento do cadastro. Para obter mais informações os interessados podem escrever para o e-mail do museu ([email protected]) ou ligar para o telefone (19) 3231-3387.

Roda de Conversa sobre Capoeira
Local: Museu da Cidade – Av. Andrade Neves, 33 ( ao lado da Estação Cultura)
Informações: (19) 3231-3387 ou [email protected]

(Carta Campinas com informações de divulgação)