mulheresMovimentos sociais, principalmente em defesa da mulher, preparam um ato para esta quarta-feira, 04/11, às 18h, em frente à Câmara de Campinas. O Ato é um protesto em repúdio à moção machista aprovada no dia 28 de outubro por 25 vereadores sobre uma questão do Enem que citava trechos da escritora Simone de Beauvoir.

Segundo os organizadores, estimular os jovens a refletir sobre a igualdade de direitos e oportunidades entre gêneros é fundamental para jogar luz à opressão e injustiças que acometem as mulheres brasileiras ainda nos dias atuais. “Ao mesmo tempo, consideramos fundamental a inserção da discussão de gênero nas escolas, bem como sobre os avanços que comunidades homoafetivas precisam garantir para resguardarem seus direitos como entidades familiares”, anotam. Haverá debate na Câmara nesta quinta-feira, 05/11.

Outro tema importante para os movimentos é a laicidade do Estado brasileiro e o direito de autonomia das mulheres sobre seus corpos. A descriminalização do aborto também é imperativa no avanço dos direitos das mulheres.

“Por tudo isso, consideramos fundamental inserir as ideias trazidas por Simone de Beauvoir no debate escolar para que os futuros adultos e adultas possam construir uma sociedade mais igualitária, tolerante à diversidade, e com respeito irrestrito à integridade das mulheres”, anotam. Marcha das Mulheres e Juventude do PT devem marcar presença no Ato.

PROPOSTA DO ATO:

O Estado Brasileiro é laico e o uso de discurso religioso preconceituoso em uma Casa Legislativa visando desqualificar e censurar a discussão de direitos é uma afronta à Constituição do país.

Veja evento facebook