ee77fedc611720428ea19a1d108b9840Até dia 30 de novembro poderá ser vista no saguão de entrada da Estação Cultura de Campinas a exposição “Meu Povo”, com obras de Júlio César Pereira retratando a realidade dos afro-brasileiros.

Segundo a organização da mostra, as obras consistem em pinturas em óleo e acrílico sobre tela e madeira “com a temática africana que tanto influencia nas manifestações da cultura brasileira e seus personagens: baianas, mulheres, homens e crianças, trabalhando ou em momentos de lazer; personagens que o artista vivencia, que fotografou, e também indivíduos que são frutos da sua imaginação”.

Pereira também irá expor esculturas e máscaras gigantes em papel machê retratando os “Griots” – negros africanos que têm o compromisso de preservar e transmitir histórias e canções de seu povo. Também são os responsáveis por transmitir oralmente a tradição e a cultura africana para os integrantes das tribos.

A exposição também retrata as religiões de matriz africana, principalmente nas esculturas e máscaras, enfatizando o rastafarianismo: “Sou um artista rastafári e negro buscando espaço para mostrar meu trabalho e a cultura de meu povo”, diz Pereira, que é também tatuador e músico.

As obras ficam expostas no saguão de entrada da Estação Cultura “Antônio da Costa Santos” até o dia 30 de novembro, das 8h às 22h. Aos domingos, a visitação pode ser feita das 10h às 22h.

A exposição faz parte do calendário de comemorações do Mês da Consciência Negra, organizado pelas secretarias de Cultura e de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Campinas. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Meu Povo” – Júlio César Pereira
Data: de 5 a 30 de novembro
Horário: das 8h às 22h; aos domingos, das 10h às 22h
Local: saguão de entrada da Estação Cultura “Antonio da Costa Santos” – Praça Marechal Floriano – s/n
Entrada gratuita