foto 1
Rabeca sendo forjada no tronco de uma árvore pelo artesão Zé Pereira, em Cananéia, SP. Foto: Coraci Ruiz

No próximo dia 6 de novembro, uma sexta-feira, o público de Campinas poderá prestigiar o lançamento da série televisiva “Taquaras, Tambores e Violas”, produzida pelo Laboratório Cisco, produtora de audiovisual sediada em Barão Geraldo, Campinas, desde 2003.

Com direção de Hidalgo Romero, a primeira temporada da série foi gravada entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. São treze episódios, cada um sobre um instrumento musical da cultura popular brasileira. Para cada instrumento são apresentados um artesão, ou luthier, um músico e uma festa popular. No site é possível ver o trailer oficial e também um pequeno trecho de cada episódio.

A série irá ao ar pela emissora CineBrasil TV nas próximas semanas. A festa será no Rudá Bar, em Barão Geraldo, e na programação há, além da exibição de um episódio de 26 minutos, apresentações musicais e DJs. O grupo do Laboratório Cisco aproveita para comemorar também seus 12 anos de atividade.

Lançamento Série Televisiva ‘Taquaras, Tambores e Violas’
6 de novembro, às 21h
Rudá Bar – Av. Santa Isabel, 490, Barão Geraldo

Sinopse:
Ê Brasil… Aqui quem manda é a música, meu amigo!
E para ela soar não é fácil não.Escavar o tronco, soldar o ferro, raspar o couro, furar a taboca, lixar a madeira, passar a corda, trançar os fios… Cada material tem seu jeito, seus mistérios e sua sabedoria.
Em Taquaras, Tambores e Violas você vai conhecer alguns dos instrumentos musicais da cultura popular brasileira, seus sotaques, ritmos e histórias. E quem vai contar não sou eu não. São os artesãos, os mestres, os músicos e os brincantes, guardiões de uma tradição tão rica quanto desconhecida.
Venha ver!

foto 2
Da esquerda para direita: Hidalgo Romero (diretor), João do Pife e seu irmão compadre Severino, Coraci Ruiz (diretora de fotografia) e Julio Matos (produtor e técnico de som)
foto 3
João do Pife, de Caruaru, PE, é o personagem central do episódio sobre o pífano. Foto: Coraci Ruiz