elson junior ccAs grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, tem alto custo de vida, que vem crescendo a cada dia com aumento da inflação e a crise econômica. Isso têm feito com que pessoas mudem para cidades do interior, próximas à capital, como Campinas, por exemplo, que também oferece empregos para profissionais qualificados, atraídos cada vez mais pelas oportunidades e diferencias na região.

Especialistas afirmam que, ao contrário do que se acreditava antes, as cidades do interior paulista estão oferecendo uma melhor qualidade de vida, atrelada à boas oportunidades de emprego devido à instalação de novas grandes empresas e indústrias, que buscam mão de obra qualificada e também o surgimento de universidades, que são responsáveis pelo fluxo migratório de jovens em busca de estudo superior.

Outra vantagem de morar no interior é o menor preço do metro quadrado para compra de um imóvel, ou até mesmo aluguel. Para se ter uma ideia de valores, o portal da Agente Imóvel mostra um comparativo com preços em cidades como São Paulo e Campinas, por exemplo.

Alguns economistas ainda apontam a possibilidade de maiores salários e a busca por mais qualidade de vida como um dos principais fatores deste tipo de migração. Além disso, algumas destas cidades do interior oferecem uma infraestrutura onde há menor criminalidade – em relação às grandes cidades – e serviços de transporte e lazer.

Para fugir do ritmo das grandes capitais, as empresas têm feito o mesmo movimento, atraídas também pelo custo mais baixo de operação, oferta maior de mão de obra e ainda a proximidade com centros de pesquisas e universidades, gerando assim novos pólos urbanos nas cidades interioranas.(Com informações de divulgação)