olmo-e-a-gaivota-filmeA partir desta quinta-feira entra em exibição pelo Projeto Belas Artes no Cineflix do Galleria Shopping a comédia “Mistress America” e o documentário “Olmo e a Gaivota”.

Após o sucesso de público e crítica do filme “Frances Ha”, lançado em 2013, o diretor Noah Baumbach e a atriz Greta Gerwig retomaram a parceria para mais uma comédia indie. “Mistress America” acompanha Tracy (estreia de Lola Kirke no cinema), uma caloura de faculdade que leva uma vida solitária em Nova York até conhecer Brooke (Gerwig), a filha de seu futuro padrasto, uma jovem aventureira que decide “resgatar” a nova irmã e envolvê-la em loucos esquemas. A sintonia em cena entre as duas atrizes é um dos principais destaques do filme, considerado leve e bem-humorado pela crítica especializada.

O filme participou da seleção oficial do Festival de Sundance, nos Estados Unidos, e integrou a programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O filme é cotado como um possível indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro.

A outra atração do Belas Artes nesta semana, “Olmo e a Gaivota”, é um híbrido de ficção e documentário que atravessa o labirinto da mente de Olivia, uma atriz que está ensaiando a peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov, quando descobre que está grávida. Enquanto a produção avança, o bebê dentro dela cresce e um acidente a afasta da montagem, que tem seu companheiro como protagonista. De repouso em casa por semanas, ela lida com as bruscas mudanças em sua rotina, seu corpo e sua vida em geral.

“Olmo e a Gaivota” divide a Sala Vip com o novo Spielberg, “Ponte dos Espiões” e o recente thriller protagonizado por Johnny Depp, “Aliança do Crime”. Coprodução entre Brasil, Dinamarca, Portugal e França, o filme é dirigido e roteirizado pelas cineastas Petra Costa e Lea Glob e entre os festivais que já participou, ganhou o prêmio do Júri Jovem no Festival de Locarno, na Suíça.

Outro documentário com veia feminista que estreia nesta semana é “Malala” sobre os eventos que aconteceram com Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa atacada pelo Talibã por falar sobre a educação das mulheres e suas consequências, incluindo seu discurso na ONU. Forte candidato ao Oscar, “Malala” pode ser conferido no Cineflix diariamente às 14h20 e 19h.

A programação completa do Cineflix pode ser vista no SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)