12196000_1031918256870930_2070012410896283750_nO Ciclo Cinema & Literatura, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibe no próximo dia 7 de novembro, sábado, o filme “Por quem os sinos dobram”, de Sam Wood, baseado no romance homônimo de Ernest Hemingway.

Guerra Civil Espanhola, anos 30. O idealista Robert Jordan (Gary Cooper) se engaja no conflito para defender os princípios de liberdade e democracia. Numa missão de altíssimo risco, ele aguarda o melhor momento de explodir uma ponte de importância vital para as tropas inimigas. Neste cenário de idealismos e tensões quase insuportáveis, a mística Pilar, líder das forças da resistência civil, encoraja a bela e jovem Maria (Ingrid Bergman) a ajudar Robert em sua missão. Durante uma noite debaixo das estrelas, o medo da morte e a possibilidade do amor caminham lado a lado, em pleno horror da guerra. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Katina Paxinou. Direção de Sam Wood. EUA, 1943. Colorido, 159 min.

Ambientado no ano de 1937 durante a Guerra Civil Espanhola, “Por quem os sinos dobram” narra as dificuldades de um professor universitário americano que deixa seu emprego para lutar a favor dos republicanos. Robert Jordan é despachado de Madri para ajudar um grupo de guerrilheiros até então vitimados por uma eterna crise de liderança. Jordan sente uma imediata afinidade com a jovem Maria, violentada pelos soldados fascistas antes de ser levada para o acampamento republicano. Romance de Ernest Hemingway (1899-1961). Publicado em 1940.

A exibição é gratuita, aberta a todos e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro