A lama da Samarco de Mariana é a lama do financiamento empresarial das eleições

A tragédia do rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, em Minas Gerais, expõe mais uma vez a tragédia do “financiamento empresarial” das eleições.

A pior da corrupção com certeza é a corrupção legalizada. E o financiamento empresarial das eleições é ou era uma corrupção legalmente constituída.

A Samarco pertence à Vale do Rio Doce e à empresa anglo-australiana BHP Billiton. Duas gigantes.

A Vale, que agora matou o Rio Doce, que deu o seu próprio nome, foi privatizada no governo Fernando Henrique (PSDB). A BHP Billiton lucra em média US$ 10 bilhões (Cerca de R$ 40 bilhões por ano).

A Vale doou para quase todos os candidatos e partidos políticos (veja imagem). Teve até deputado de Minas Gerais do PSDB que atuou para evitar que o atual governo mineiro aumentasse o imposto sobre a mineradora. No governo anterior, uma investigação na Assembléia Legislativa mineira foi bloqueada.

A tragédia do financiamento empresarial é o corpo mole do estado na fiscalização, na aprovação de leis mais rígidas e na cobrança de impostos. Além é claro do lobby de deputados a favor das empresas os financiam.

Na lama da Samarco de Mariana tem muita lama do financiamento empresarial.

 

 

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

2 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

2 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

3 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

19 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

20 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

1 day ago