Por Eliane Honorato

vitor toyonaga divulgaSer atleta requer muita dedicação, disciplina e esforço para superar dias com muito treino e conseguir o benefício na tão esperada competição. Para realizar uma boa disputa a alimentação adequada é essencial para produzir energia que o atleta precisa para os torneiros.

Marta Carchano (foto), 17, tem conquistado patamares de muito prestígio como atleta no esporte Kung Fu, Muay Thai e Sanda, conhecido também como Box Chinês. Com talento na luta, a sua trajetória nesses esportes conta com 12 títulos ouro, 2 títulos prata e 1 bronze. Hoje com esses 15 títulos, Marta é tricampeã regional, bicampeã paulista e brasileiro no Kung Fu tradicional e Sanda. Ela começou a praticar Kung Fu aos 11 anos de idade, mas já desempenhava suas habilidades na capoeira e taekwondo.

Como em todo o esporte, a alimentação é primordial para alcançar as metas almejadas e, com isso, contribui para o melhor resultado durante os torneios. Marta explica como é a alimentação que ela faz durante os períodos de campeonatos. Apesar da importância do carboidrato, ela aponta que em sua dieta tem como preferência não ingerir muito carboidrato, consumindo outros tipos de alimentos que contribuem com o esporte que ela pratica. A redução do carboidrato evita o ganho de peso. “Regrada! Principalmente na época de campeonato temos que fazer dieta pelo menos 2 meses antes para estar forte e no peso no dia do campeonato e não precisar desidratar (o que desgasta muito). Normalmente diminuo os carboidratos do cardápio optando pelas verduras e legumes à vontade. Nunca gostei de fritura, mas quando bate aquela vontade de comer doce, sempre como frutas como, banana, melancia, melão, mamão, etc”, relata.

Nos momentos em que o treino exige mais esforço físico, Marta mostra como a alimentação é importante. Manter uma regra contribui para equilibrar o peso, outro fator relevante na vida de um atleta. “A parte de resistência física é mais desgastante nas repetições do exercício, pois tenho que estar sempre de olho na balança para manter o peso”, conta.

A prática do esporte com uma alimentação adequada potencializa o atleta no momento dos exercícios de alta intensidade que requererem uma alta queima de calorias. Dessa forma, alimentos ricos em carboidratos e proteínas devem ser inclusos no cardápio do atleta, como explica a nutricionista Isabela Bernasconi José. “A pessoa que pratica esporte deve ter o dia alimentar fracionado, ou seja, fazer refeições de 3 em 3 horas. Todas as refeições devem conter alimentos fontes de carboidrato, como massas, pães, frutas, cereais, batata, etc, e alimentos fontes de proteína como as carnes, ovos, leite e derivados. Deve conter também, uma grande variedade de vegetais como as frutas, verduras, legumes. Ou seja, um cardápio equilibrado e saudável”, relata.

Na fase dos campeonatos, além de toda preparação física do atleta, é preciso também foco nos alimentos que são essenciais para um bom rendimento durante os torneios como acrescenta a nutricionista. “Nos períodos de campeonato, o atleta deve priorizar o consumo de carboidrato, na intenção de fornecer e repor energia. Todas as refeições devem conter alimentos energéticos em maior quantidade do que normalmente ele consome. Por exemplo, no café da manhã ele pode tomar um copo de suco, comer pão com geleia de frutas, comer uma fruta amassada com aveia e mel. E assim seguir durante todo o dia. Lembrar de fazer uma boa hidratação”, explica.

Isabela Bernasconi José enfatiza a necessidade do atleta cuidar das energias antes e depois que finaliza os exercícios. “É importante ficar atento aos horários de treinos para se planejar as refeições antes e depois. Antes dos treinos devemos priorizar alimentos capazes de fornecer energia extra para o momento do exercício, que são os ricos em carboidratos (pães, frutas, mel, biscoitos, sucos de frutas, entre outros). Logo depois do treino devemos pensar em repor a energia gasta no exercício, priorizando os alimentos ricos em proteína e carboidratos”, relata.

Durante um torneio de luta, além da concentração, os ataques e defesas, rapidez e resistências, torna intenso o gasto de energia. Marta explica como ela repõe suas energias após os períodos de campeonatos. “Procuro comer carboidratos (massas e chocolates) normal e não exagerado, e também me hidratar com bastante água, água de coco, Gatorade”, conta.

Uma alimentação equilibrada é essencial para a saúde do atleta, resultado que também reflete durante os treinos. Marta mostra o cuidado que ela tem nas horas das refeições, disciplina que faz procurar saber os benefícios que cada alimento proporciona. “Sempre procurei buscar uma alimentação equilibrada mesmo não tendo nutricionista, porém estudo muito os alimentos e as combinações deles”, explica.

Competições

Entre suas conquistas estão o campeonato Mãos do Norte em Valinhos, em que foi campeã regional em 1º lugar, campeonato Mãos do Norte em Barueri, que conquistou o título de campeã Paulista em 1º lugar, ambos em 2012, o campeonato 8º Fight City de Muay Thai em Santo André em 2013, sendo campeã em 1º lugar, participou também dos torneios Mãos do Norte em Limeira e do torneio de Sanda na mesma cidade em 2014, recebendo título de campeã Regional em 1º lugar. Disputou o campeonato armas longas em Limeira também em 2014, no qual foi campeã regional em 2ª lugar. No mesmo ano participou do campeonato de Sanda em Osasco, conquistando o título de campeã Paulista em 1º lugar. Vitórias que somam com outras no seu histórico esportivo.
Neste ano, ela participou do seu primeiro campeonato internacional, o 6to Campeonato Sul Americano de Whushu, em que foi campeã em 1º lugar, na modalidade Sanda, na categoria 48kg. Para alcançar esses resultados, a atleta enfrenta uma rotina de treinos constantes e relata como ela procede a essa prática. “Treino 1h30 de segunda a sábado. De segunda a quinta prático Sanda e tradicional, e sexta e sábado Muay Thai”, conta. (Por Eliane Honorato / Rede Carta Campinas)