vinhedoVinhedo, para quem é de Campinas, é uma cidade bonita e bastante conhecida. Próxima, alto poder aquisitivo e muitos condomínios residenciais. Talvez por isso ela já esteja sendo conhecida como o novo berço da extrema direita brasileira.

Com tantos condomínios, Vinhedo é um ótimo local para se difundir a chamada “lógica do condomínio”, definida pelo psicanalista e professor da USP, Christian Dunker, em entrevista recente. Para ele, o Brasil vive um momento de cultura do ódio, em que emerge uma lógica que não é mais negocial, de reconhecer o outro. Uma lógica com força, que tem de por para fora, ‘limpar’, purificar.

Para Kiko Nogueira, do DCM, Vinhedo é o berço político dos extremistas do Movimento Brasil Livre. “Eles começaram ali, fantasiados com um xarope de doutrinação e justificativa liberal, como era inevitável”. E diz que muitas das contas de Facebook do grupelho fazem referência a Vinhedo.

É lá também que o deputado Carlos Sampaio (PSDB) tem boas relações com a turma e com o ex-prefeito condenado a 32 anos de prisão, Milton Serafim.

Nogueira lembra que Vinhedo tinha três condomínios de luxo quando Serafim assumiu pela primeira vez. “Hoje, tem quarenta. Um promotor do caso diz que foi ameaçado. Enfim, Serafim é chave de cadeia há décadas”, anota Kiko.

E continua: “Há alguns meses, o probo, o incansável, o inoxidável Sampaio se sentiu à vontade para anunciar, em suas redes sociais, que esteve “no lançamento da campanha da Ana Genezini para deputada estadual, ao lado do amigo e ex-prefeito Milton Serafim.” (Veja texto completo no DCM)