A programação da 8ª Mostra Luta! continua em Campinas e nessa sexta-feira, 9, será lançado a partir das 19h, no Museu da Imagem do Som de Campinas, o filme “Osvaldão”, de Ana Petta, André Michiles e Fábio Bardella/ Fundação Maurício Grabóis.
Osvaldão é um filme que narra a história de Osvaldo Orlando da Costa, importante líder negro da Guerrilha do Araguaia. Osvaldão, como era conhecido devido a seu tamanho e sua força, foi brutalmente assassinado pela ditadura militar e a família nunca pode velar seu corpo. Os brasileiros não conheceram sua história na luta pela liberdade. Nesses cinquenta anos de “descomemoração” do golpe, lançamos os questionamentos: onde estão seus restos mortais, ocultados pelo exército brasileiro até hoje? Onde está Osvaldo nos livros didáticos e na história do país?
Logo após a exibição acontecerá o debate “A ditadura civil-militar no Brasil e a luta para contar a nossa história”.
A Mostra Luta! este ano traz longas e curtas metragens inéditos para Campinas com outras temáticas relevantes para o Cinema e o Vídeo Popular nacional. Toda a programação é gratuita e pauta o acesso à participação social nos espaços e campos políticos da sociedade.
A programação completa da Mostra Luta! pode ser vista neste LINK. Toda a programação está sendo transmitida ao vivo pela web. (Carta Campinas com informações de divulgação)
09 de Outubro de 2015 – 19h às 22h
Atividade: Sessão Mostra Luta 7 – Exibição de Filme + Debate
Filme: “Osvaldão” – Realização: Ana Petta, André Michiles e Fábio Bardella/ Fundação Maurício Grabóis, São Paulo/SP (2015), 75 min.
Debate: A ditadura civil-militar no Brasil e a luta para contar a nossa história
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) – Rua Regente Feijó, 859 – Centro Campinas/SP.