12118771_1024165750979514_7265767214871555513_nO Ciclo Aula de Cinema, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, e tem curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa, exibe no próximo sábado, dia 24 de outubro, às 19h30, o filme “Lanternas Vermelhas”, de Zhang Yimou.

Completando uma vaga “trilogia” que começou com “O sorgo vermelho” e “Amor e Sedução”, Lanternas Vermelhas é a adaptação sombria de Zhang Yimou de um romance de Su Tong, estrelada por Gong Li, no papel de uma estudante universitária na China dos anos 1920 que se torna a quarta e mais jovem esposa de um homem poderoso do norte do país quando a madrasta dela não pode mais pagar por sua educação. Ela rapidamente se envolve nas várias intrigas e rivalidades entre esposas que dominam o mundo do marido e a tradição da família. Cada esposa tem sua própria casa e jardim no palácio, e aquela com quem o marido escolhe se deitar a cada noite recebe massagem nos pés, várias lanternas vermelhas e o direito de escolher o cardápio do dia seguinte. Lanternas Vermelhas nos confina o tempo todo nesse claustrofóbico universo de caixas dentro de caixas, onde esposas e suas serviçais femininas devotam as vidas a conspirar umas contra as outras. (China, 1991. Colorido, 125 min).

Zhang Yimou foi cinematografista de Chen Kaige antes de se tornar o mais importante dos cineastas da quinta geração da China – aqueles readmitidos na Academia de Cinema de Pequim – reaberta após ter permanecido fechada durante a “Revolução Cultural”. Um camponês quando jovem, tornou-se um talentoso fotógrafo, com a terra e um sentido de composição fortemente presentes em seus filmes. Estreou como diretor realizando o primeiro de dez filmes estrelando sua antiga companheira, Gong Li, “O Sorgo Vermelho” (1987), uma história de amor não convencional. Sua tragédia “Amor e Sedução” (1990) foi o primeiro filme chinês indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Este, “Lanternas Vermelhas” (1991) e “Viver” (1994) foram proibidos na China e depois liberados após serem premiados internacionalmente. Na década seguinte flertou com as artes marciais, produzindo uma trilogia dentro do gênero wuxia (“Herói”, 2002, “O Clã das Adagas Voadoras”, 2004, e “A Maldição da Flor Dourada”, 2006).

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro