1444770004618952A Unicamp realiza no dia 19 de outubro o Fórum Laicidade e Intolerância, reunindo pesquisadores e membros do Congresso Nacional em três mesas de discussão sobre Estado laico, liberdade religiosa e intolerância. Estarão presentes o deputado Jean Wyllys (PSOL), o senador João Capiberibe (PSB), além de especialistas como o antropólogo Peter Fry, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; a professora Magali Cunha, da Universidade Metodista de São Paulo e o antropólogo e juiz de Direito Roberto Lorea.

A crescente presença de deputados evangélicos na Câmara Federal e as tentativas de aprovar leis fundadas no obscurantismo religioso têm despertado a atenção da sociedade brasileira para o perigo da intolerância religiosa quando se associa ao poder político. Isso ocorre, por exemplo, com o Estado Islâmico, sem contar o legado histórico de violência promovida por governos religiosos durante a Modernidade e a Idade Média.

O destaque político do encontro é o deputado Jean Wyllys, que tem se notabilizado no combate às tentativas aprovação de leis de caráter intolerante promovidas pela “bancada da fé”. É o caso do Estatuto da Família, por exemplo.

Os organizadores lembram que no Brasil, o universo religioso tem se mostrado cada vez mais diverso, sobretudo, no interior do cristianismo, com catolicismo devocional, catolicismo carismático, outros catolicismos, protestantismo histórico, pentecostalismo clássico, neopentecostalismo e outros evangélicos. Fora do universo católico e evangélico, segundo o Censo de 2010, manteve-se a estagnação das religiões de matriz afro-brasileira, o crescimento do espiritismo kardecista, a diversificação de religiões não cristãs e o aumento de pessoas que se declaram sem religião.

“A atuação mais intensa dos representantes dessas religiões no espaço político nacional tem exacerbado as diferenças de seus pontos de vista nas visões de sociedade, de valores pessoais, de comportamentos morais e de estilos de vida. Apesar de praticamente todas as denominações se declararem a favor do Estado laico, cada uma tem compreensão diferente do que seja a laicidade”, ressaltam os organizadores.

Nas últimas décadas, como o aumento do poder político, financeiro e de comunicação, as religiões tornaram-se mais agressivas, podendo por vezes exceder o nível de tensão socialmente aceitável e culminar em intolerância. Na atualidade, dois segmentos têm sido os principais alvos destas tensões: as religiões de matriz afro-brasileira e o segmento LGBT. Crenças e moralidades são os principais campos de disputa que têm mobilizado alguns religiosos acusados de fundamentalismo.

Essas questões e outras deverão ser discutidas no evento Fórum Laicidade e Intolerância, que é organizado pelo Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), um espaço acadêmico vinculado ao Gabinete do Reitor responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos. O PENSES busca prospectar temas e ideias que de alguma forma estejam à frente do tempo, estreitando a relação da Unicamp com a sociedade. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Serviço:
Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site .
Evento: Fórum Laicidade e Intolerância
Dia: 19 de outubro de 2015
Horário: 9h às 16h30
Local: Auditório do Centro de Convenções/Universidade Estadual de Campinas
Endereço: Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária, Campinas (SP)
Mais informações: www.gr.unicamp.br/penses/forum_laicidade_intolerancia/