TRINTA_STILL1A partir desta quinta-feira, 15 de outubro, o SESI Campinas/Amoreiras exibirá gratuitamente sete filmes vencedores do 11º Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema.

O público poderá conferir importantes obras do cinema nacional produzidas em 2014. Os ingressos podem ser retirados na própria unidade 1 hora antes do início da sessão.

Para essa edição do Prêmio foi avaliada uma relação de 121 produções, sendo 73 longas de ficção, quatro animações, 36 documentários e oito curtas, que concorreram em 13 categorias.

A programação do SESI Campinas/Amoreiras vai até o dia 19 de novembro e conta com os premiados Trinta, ganhador nas categorias melhor ator e direção de arte; Confia em Mim, vencedor das categorias de melhor fotografia e melhor montagem; Democracia em Preto e Branco, melhor documentário; O Menino Que Sabia Voar, melhor curta-metragem; Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, melhor diretor; Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa, melhor ator coadjuvante; Entre Nós, melhor trilha sonora. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo detalhes da programação da Mostra:

Trinta
15 de outubro, quinta, 20h

Confia em Mim
22 de outubro, quinta, 20h

Democracia em Preto e Branco
29 de outubro, quinta, 20h

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho/
O Menino Que Sabia Voar
5 de novembro, quinta, 20h

Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa
12 de novembro, quinta, 20h

Entre Nós
19 de novembro, quinta, 20h

“Trinta” – Prêmio de Melhor Ator para Matheus Nachtergaele e de Melhor Direção de Arte para Daniel Flaksman
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 92 min
Gênero: Drama biográfico
Cinebiografia de Joãosinho Trinta (1933-2011), interpretado por Matheus Nachtergaele, o filme faz um retrato do artista a partir de um recorte no tempo: dos anos de 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal, até 1974, ano em que assumiu o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba carioca. Do anonimato à consagração, Trinta aborda a amizade e o rompimento de Joãosinho com o cenógrafo e carnavalesco Fernando Pamplona (1926), interpretado por Paulo Tiefenthaler, o preconceito sofrido dentro da própria família e a inveja despertada no barracão.
Ficha técnica: Direção: Paulo Machline | Elenco: Matheus Nachtergaele, Paolla Oliveira, Paulo Tiefenthaler, Marco Ricca e Milhem Cortaz

“Confia em Mim” – Prêmio de Melhor Fotografia para Rodrigo Monte e de Melhor Montagem para Gustavo Giani
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 85 min
Gênero: Suspense
Mari (Fernanda Machado) tem um grande sonho: abrir seu próprio restaurante. Para isso, ela trabalha duro como chef de cozinha, sempre focando sua ascensão profissional, até que um dia ela conhece Caio (Mateus Solano), um cara simpático que permite que ela enfim realize seu sonho. No entanto, Mari percebe que nem tudo é tão simples assim.
Ficha técnica: Direção: Michel Tikhomiroff | Elenco: Fernanda Machado, Mateus Solano e Bruno Giordano

“Democracia em Preto e Branco” – Vencedor na categoria Melhor Documentário
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos
Duração: 85 min
Gênero: Documentário
Em 1982 a ditadura militar completava 18 anos. A música popular brasileira sobrevivia de metáforas, devido à grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, o rock nacional começava a nascer. O filme mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.
Ficha técnica: Direção: Pedro Asbeg | Elenco: Sócrates, Lula e Fernando Henrique Cardoso

“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” – Prêmio de Melhor Diretor para Daniel Ribeiro
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 95 min
Gênero: Romance
Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
Ficha técnica: Direção: Daniel Ribeiro | Elenco: Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim

“O Menino Que Sabia Voar” – Vencedor na categoria Melhor Curta-Metragem
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Duração: 11 min
Gênero: Animação
Um menino de apenas 7 anos de idade está em coma. Apesar da tristeza de sua situação, a natureza de seu espírito infantil não é afetada, ele voa livre e vive grandes aventuras!
Ficha técnica: Direção: Douglas Alves Ferreira

“Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa” – Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Marat Descartes
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Duração: 96 min
Gênero: Drama
Ao fugir de casa, Pedro (Vinícius Ferreira) pega a estrada mesmo não sabendo para onde ir. Lucas (Marat Descartes) também não sabe, mas a estrada é seu palco. Com pouco mais de 30 anos, eles levam apenas a roupa do corpo. Depois de se conhecerem numa lanchonete de beira de estrada, os dois passam a viajar juntos pelo interior do Brasil em busca de uma dose violenta de qualquer coisa.
Ficha técnica: Direção: Gustavo Galvão | Elenco: Vinícius Ferreira, Marat Descartes, Leonardo Medeiros e Mário Bortolotto

“Entre Nós” – Prêmio de Melhor Trilha Sonora para Beto Villares
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Duração: 97 min
Gênero: Drama
Sete jovens amigos escritores viajam para uma casa de campo a fim de celebrar a publicação do primeiro livro do grupo. Lá eles escrevem cartas para serem abertas dez anos depois. A viagem acaba em uma tragédia devido à morte de um dos amigos. Mesmo assim, eles se reúnem após uma década para ler as cartas.
Ficha técnica: Direção: Paulo Morelli | Elenco: Caio Blat, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Júlio Andrade, Martha Nowill e Lee Taylor

Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas/SP
Período: de 15 de outubro a 19 de novembro
Capacidade: 366 lugares, 8 para cadeirantes
Informações: (19) 3772-4184 ou na página www.sesisp.org.br/Cultura/premio-cinema-2015.htm
Entrada gratuita