1409animacao1
Oficina de Cinema de Animação na Emeb D. Carolina de Oliveira Sigrist, no bairro Capivari

No dia 25 de setembro de 2015, às 18h30, no Auditório da Câmara Municipal de Valinhos, treze desenhos animados serão exibidos no 2º Festival Estudantil de Cinema de Animação de Valinhos.

Os filmes foram produzidos em oficinas com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no período de abril a junho, abrangendo todas as escolas municipais da cidade. Onze curtas foram feitos por alunos e dois por professores. Com a participação de alunos do 7º ao 9º ano, as oficinas reuniram em cada escola cerca de 15 alunos, que participaram das atividades durante três dias. As oficinas foram coordenadas pela equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, em uma parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação do Município.

Tendo a história de Valinhos como ponto de partida, há curtas com temas bem diversos, como a “Festa do Figo” e “Adoniran Barbosa”, por exemplo. Todo o processo foi desenvolvido pelos participantes, da escolha do tema à elaboração do roteiro, passando pelo grafismo e até a música.

As oficinas, que usaram as técnicas de sombra chinesa e desenho animado, foram comandadas pelo Núcleo de Animação de Campinas, fundado e dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi há 40 anos. A equipe de sombras chinesas tinha a coordenação de Wilson Lazaretti, com assistência de Filipe Miranda, Roberta Santana e Luciene Kunde. A equipe de Desenho Animado tinha a coordenação de Maurício Squarisi, com assistência de Beth Russo. A trilha sonora em todos os trabalhos teve o apoio de Eduardo Virgílio. (Carta Campinas com informações de divulgação)

2º Festival Estudantil de Cinema de Animação de Valinhos
Data: 25 de Setembro de 2015
Horário: 18h30
Local: Auditório da Câmara Municipal de Valinhos
Endereço: Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Valinhos – SP
Mais informações na página do facebook