Luiz Granzotto - PMCA Prefeitura recebeu 128 solicitações para remoção de árvores ou galhos nesta terça-feira (08/09), após a tempestade que caiu sobre a cidade e a região.

Durante toda a terça-feira, foram registrados 77 milímetros de chuvas, volume superior aos 65 milímetros esperados para todo o mês de setembro, segundo a Defesa Civil de Campinas.

A precipitação mais intensa, ocorrida no final da tarde, durou cerca de 20 minutos e registrou, às 16h40, ventos de até 98 quilômetros por hora. Há dois anos, Campinas não registrava um temporal com esta intensidade. A região que mais sofreu com o temporal foi a Leste, que engloba o Centro, Cambuí, Taquaral, Sousas e Jardim Conceição entre outros bairros.

Também foram registrados dez pontos de alagamento e duas quedas de muro, na Vila Industrial e no Botafogo. Não houve vítimas, nem ocorrências de residências interditadas ou pessoas desabrigadas.

De acordo com a Prefeitura de Campinas, foram mobilizados 150 homens da Secretaria de Serviços Públicos, além de toda a estrutura das 14 Administrações Regionais e das 4 Subprefeituras para a limpeza e organização da cidade. O trabalho deve durar entre três e quatro dias.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou problemas em 37 semáforos, por conta da falta de energia elétrica. Todos já foram restabelecidos, com exceção de alguns pontos que ainda estão sem energia elétrica. Nestes locais são mantidos agentes da Mobilidade Urbana.

Por conta do alto índice pluviométrico, nove cidades da região estão em estado de atenção: Campinas, Sumaré, Pinhalzinho, Limeira, Monte Mor, Pedreira, Amparo, Bragança Paulista e Atibaia. A classificação de Estado de Atenção ocorre por conta do risco de deslizamento de terra. (Carta Campinas com informações de divulgação)