Yutaka Tsutano ccO Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto a partir das 18h, neste domingo, dia 27, quando a haverá o eclipse da Lua, provocada pela sombra da Terra. Os visitantes poderão entrar até as 22h, para que o fenômeno seja observado pelos telescópios e a olho nu.

O eclipse começará às 22h, o ápice do fenômeno será por volta 23h e permanecerá até 0h23. Após a fase total do eclipse, a Lua voltará gradualmente a brilhar até 1h27 do dia 28, segunda feira.

Os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento da ocorrência, ao contrário dos eclipses solares, visíveis apenas em algumas regiões do planeta. Um novo eclipse lunar acontecerá somente em janeiro de 2019.

Os responsáveis pelo Observatório lembram que, o local, a temperatura fica cerca de cinco graus mais baixa do que na região central da cidade. Portanto, aconselham o visitante a estar bem agasalhado. Haverá alimentação no local.

O eclipse lunar ocorre sempre durante a fase da Lua cheia porque é necessário que a Lua esteja posicionada atrás da Terra. O astro escurece ao entrar no cone de sombra que a Terra projeta no espaço. Esse cone tem aproximadamente 1,4 milhões de quilômetros.

No entanto, nem todas as fases de Lua Cheia têm eclipse, porque a ocorrência do fenômeno depende da inclinação e do plano da órbita da Terra em relação ao Sol. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Serviço
Eclipse lunar total
Data: 27 de setembro, domingo
Horário: entrada do público das 18h às 22h. O eclipse começa às 22h
Local: Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” – Estrada das Cabras, Monte Urânia, s/n, Serra das Cabras, Joaquim Egídio.
Informações: (19) 3298-6566.
Ingressos: R$4,00 (inteira), R$2,00 (meia-entrada), isentos crianças até 6 anos e adultos a partir de 60 anos.
Programação sujeita a alteração de acordo com condição climática.