Nos dias 19 e 20 de setembro, sábado, às 20h e domingo, às 19h, será apresentado no teatro do Sesi Amoreiras, em Campinas, o espetáculo Borandá, com direção de Ednaldo Freire. A comédia épica narrativa, da Fraternal Cia. de Arte e Malas-Artes, tem autoria de Luís Alberto de Abreu e traz no elenco Mirtes Nogueira, Aiman Hammoud, Carlos Mira e Fábio Takeo.
O espetáculo celebra e reflete o grande movimento de massas humanas que tomou o Brasil na última metade do século XX. No palco, quatro saltimbancos se revezam para contar a saga de três migrantes que vivem na capital de São Paulo: Tião, Galatéa e Maria Déia. Construída a partir de elementos do teatro narrativo, Borandá compõe um painel épico do retirante em três diferentes histórias.
A primeira delas, intitulada Tião, busca traçar o perfil geral de quem deixa sua terra natal, sua adaptação ao mundo urbano e a substituição de uma vida e cultura rurais, regidas pelos ciclos da natureza, por uma rotina de trabalho contínuo na cidade. A segunda, Galatéa, refaz a trajetória mítica dos heróis cômicos populares, que são obrigados a sair de seu lugar de origem em busca de algo que lhes foi tirado. A última, Maria Déia, traz a visão feminina dentro do processo migratório.
A peça emociona ao organizar e dar sentido aos percursos individuais inseridos em um contexto histórico mais amplo.
A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
* Fundada em 1993, a Cia. começou com um projeto idealizado pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu e pelo diretor Ednaldo Freire, o Projeto de Pesquisa da Comédia Popular Brasileira com objetivo de, nesta primeira fase, buscar na cultura popular brasileira personagens correspondentes à Commedia dell’arte italiana. Em 2003, o espetáculo Borandá estreia em 7 de agosto no Teatro Paulo Eiró e o espetáculo “Auto da Paixão e da Alegria” é premiado em quatro categorias no Prêmio Panamco no Teatro: melhor autor, com Luís Alberto de Abreu; melhor diretor, com Ednaldo Freire; melhor ator, Luti Angelelli e melhor espetáculo. Em janeiro de 2007, a Fraternal começa a desenvolver estudo para a criação de um projeto para o teatro infantil, “Auto da Infância”, e estreia em 31 de março na XVI edição do Festival de Teatro de Curitiba.
Ficha Técnica
Autoria: Luís Alberto de Abreu | Direção: Ednaldo Freire | Elenco: Mirtes Nogueira, Aiman Hammoud, Carlos Mira e Fábio Takeo | Preparação corporal: Julião | Figurino: Luiz Augusto dos Santos | Trilha sonora: Kalau | Operação de som: Gabriel Kavanji | Operação de luz: Marco Vasconcellos | Assistência de cenotecnia: Edson Freire
Comédia épica ‘Borandá’
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas/SP
Datas e horários: 19 e 20 de setembro, sábado 20h; domingo, 19h
Capacidade: 366 lugares, 8 para cadeirantes
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: livre
Modalidade: adulto
Gênero: comédia épica narrativa
Informações: (19) 3772-4100 | E-mail: caccampinas1@sesisp.org.br
Entrada gratuita