100 desenhos para ver o tempo passar 1 (640x617)No próximo sábado, 12, a partir das 10h, será aberta na Quadrante Galeria, em Campinas, a exposição “100 desenhos para ver o tempo passar”, com obras da artista plástica Olivia Niemeyer. A exposição traz uma série de pinturas, colagens e desenhos sobre tela, tecido e PVC.

“100 desenhos para ver o tempo passar” é um monólogo com o tempo, uma brincadeira empolgante e lúdica. São exatamente 100 “desenhos” usando imagens, recortes, diferentes suportes e técnicas de colagem, pintura, sobreposição e recursos gráficos, por onde a artista faz uma “viagem” mágica e interminável sobre sua própria obra. A partir de coisas corriqueiras, detalhes de fotos e de outras obras suas, Olivia recria novas peças, tornando cada desenho finalizado uma nova “obra prima”.

“Fotografar imagens de livros de arte ou de meus próprios trabalhos, sobrepor camadas no Photoshop, imprimir em canvas ou PVC : essa é a base sobre a qual desenho com cuidado e descuidado, vagarosa ou distraidamente. Comprar ou fazer meus próprios gabaritos de imagens e letras, modificá-los, preenchê-los com pequenos traços, jogando com cheios e vazios. Criar pequenos seres – entre insetos, pessoas e letras – comedores de tempo. O olhar desliza sobre os desenhos ou percebe, distraidamente, as imagens por trás, sem ver o tempo passar ou cem vezes vendo o tempo passar” , diz a artista.

Olivia é uma artista plural com presença marcante na cena das artes visuais desde 1997. Carioca residente em Campinas, juntou-se ao grupo Antropoantro em 2002. Em seu currículo, participações no Salão de Outono França/Brasil, no Memorial da América Latina, no Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, Espaço Cultural e CPFL Campinas e várias exposições nos circuitos de artes.

Sobre seus conceitos artísticos, Olivia diz: “O artista plástico projeta conteúdos para sua obra, imagina poder materializar e transmitir determinados significados. Mas, na verdade, o que um artista pode esperar é que seu trabalho suscite ressonâncias diversas, recortes desconhecidos, significados insólitos. Trabalho com sobreposições, fragmentos de frases, carimbos, frottage e monotipia. Rasuro, acrescento, apago e modifico. Cito e traduzo.”

Toda essa pluralidade artística é também apresentada na exposição com algumas obras de sua coleção de grandes formatos, intitulada Hileas, que contrasta e de alguma forma completa os 100 desenhos para ver o tempo passar. É outra face do trabalho da artista, onde as preocupações com a natureza e o discurso ecológico são o mote.

Sobra a série Hileas, Olivia diz: “Carimbos de folhas, ou insetos, sobrepostos, cobrindo, confusamente, toda a tela. No meio, em algumas telas, mas não em todas, uma linha horizontal, mas não contínua, divide, de lado a lado, mas não separa totalmente a tela, como se ali fosse um local onde a vegetação rareia, vencida, ou como se a luz insistisse em penetrar, vencedora, o emaranhado da folhagem. É isso que me interessa nesse trabalho: a oscilação, os ‘mas’, os ‘ao contrário’, aquilo que não se deixa ver sem causar dúvida, o que só se oferece, furtando-se, constantemente, ao olhar do espectador.”

A exposição poderá ser vista pelo público até dia 26 de setembro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

100 desenhos para ver o tempo passar
Exposição de obras de Olivia Niemeyer

De 12 a 26 de setembro de 2015
De segunda à sexta das 9h às 18h, sábados das 9h às 13h.

Abertura: sábado, 16 de dezembro, 10h00, com a presença da artista
Entrada gratuita

Quadrante Galeria
Rua Américo Brasiliense 163, Cambuí, Campinas
Tel. 32512288 / 991999129
Mais informações pelo email [email protected] ou pelo SITE.