SP 25/08/2008 - CRƒDITO OBRIGATîRIO Fotos de encarte e divulga‹o do CD intitulado "Estudando a Bossa(em quadrinhos)" de Tom ZŽ. Foto: AndrŽ Conti

Foto de encarte e divulgação do CD intitulado “Estudando a Bossa (em quadrinhos)”, de Tom Zé. Foto: André Conti

A 16ª edição do FEIA, o Festival do Instituto de Artes da Unicamp, será aberta no dia 20 de setembro, domingo, às 17h, com um show gratuito do cantor e compositor Tom Zé na Concha Acústica do Taquaral.

Tom Zé promete surpreender o público. Fez total segredo do show que irá apresentar no domingo. O cantor é uma das figuras mais originais e controvertidas da MPB.

Participou ativamente do movimento musical Tropicália, nos anos 1960. Conheceu Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso e Maria Bethânia, com quem montou um grupo para os espetáculos “Nós, Por Exemplo” e “Velha Bossa Nova e Nova Bossa Velha”.

No início dos anos 1990, Tom Zé foi “descoberto” pelo músico David Byrne (ex-Talking Heads), que encontrou, em um sebo, o inovador “Estudando o Samba”, LP em que o cantor (junto de parceiros como Elton Medeiros) mexe nas estruturas do principal gênero musical do país.

Fascinado, Byrne lançou o compositor no mercado internacional por meio de seu recém-criado selo, Luaka Bop. O disco “The Best of Tom Zé”, editado por Byrne, foi aclamado pela crítica, ficando entre os dez melhores da década em todo o mundo, na avaliação da revista Rolling Stone.

Tom Zé excursionou pela Europa e pelos Estados Unidos durante a década de 1990. O sucesso internacional se refletiu no Brasil em 1999, com o lançamento do CD “Com Defeito de Fabricação” e Tom Zé voltou com destaque ao cenário da música brasileira. Em 2006, foi lançado o filme “Fabricando Tom Zé”, um documentário de Décio Matos Jr sobre a vida e obra do músico.

Em 2013, lança “Tribunal do Feicebuqui”, em formato digital para download, lançado em vinil compacto duplo no mesmo ano.

O Festival do Instituto de Artes (Feia) da Unicamp é uma iniciativa conjunta dos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Artes Cênicas, Artes Corporais, Artes Plásticas, Multimeios e Música da Unicamp, com apoio de docentes e funcionários do Instituto de Artes e do Centro de Produções/IA. De 19 a 27 de setembro, o Feia traz uma extensa programação gratuita de apresentações musicais, teatrais, dança, palestras, audiovisuais, entre outros. A programação completa do Feia está no site do Festival. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Tom Zé na Concha Acústica – Festival do Instituto de Artes (Feia) da Unicamp
Data: 20 de setembro, domingo
Horário: 17h
Local: Concha Acústica “Auditório Beethoven” – Lagoa do Taquaral – Av, Heitor Penteado, s/n, portão 2, Parque Portugal
Entrada gratuita