pmcCerca de 30% das crianças de Campinas, de seis meses a cinco anos incompletos, ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil. Os pais ou responsáveis têm até o dia 10 de setembro, novo prazo da campanha de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), para levarem as crianças.

A meta em Campinas é atingir, pelo menos, 95% das 60.654 crianças, ou seja 57 mil. Até o momento foram vacinadas cerca de 42 mil crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde avalia como essencial que pais e responsáveis levem as crianças aos postos de vacinação do município. O objetivo da campanha, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989.

“Os pais e responsáveis precisam levar as crianças para receberem a dose da vacina para mantermos a pólio erradicada no Brasil. Como a campanha serve como reforço da vacinação, todas as crianças devem ser levadas às unidades de saúde para continuarem protegidas da paralisia infantil”, orienta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, a enfermeira Andrea Barbosa. (Carta Campinas com informações de divulgação)