prefeitura de olindaAs crianças de seis meses de idade a cinco anos incompletos devem receber a dose contra o vírus da Poliomielite nos 64 centros de saúde de Campinas e nos 100 postos volantes, das 8 às 17 horas. A meta do Ministério da Saúde e de Campinas é de atingir 95% desta população, de 60.327 crianças. No Brasil, são mais de 100 mil postos de vacinação dentro do Sistema Único de Saúde. A vacinação é gratuita.

Também serão atualizados os cartões de vacinas de crianças de zero a cinco anos para imunização de outras doenças. A campanha se estende até o dia 31 de agosto.

“Embora o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental dar continuidade às campanhas de vacinação para evitar a reintrodução do vírus no País, uma vez que ele ainda circula em alguns deles”, diz a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, a enfermeira Andrea Barbosa. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

Os endereços dos Centros de Saúde e dos postos volantes podem ser encontrados no site da Prefeitura de Campinas ou pelo telefone 156.

Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Panamericana de Saúde (Opas) o Certificado da Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem, juntamente com os demais países do continente americano. O último caso da doença registrado no Brasil foi em 1990. O resultado foi possível devido à estratégia de vacinação adotada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que teve início em 1980.

O Plano Estratégico Endgame e a Erradicação da Pólio (2013-2018) teve origem na Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 2012. O documento declara a finalização da pólio como uma “emergência programática global para saúde pública”, e traça quatro objetivos principais: a detecção e interrupção da transmissão do poliovírus; o fortalecimento dos programas de imunização; a contenção do poliovírus e a certificação da interrupção da transmissão; além do legado de planejamento.

Atualmente, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite todos os anos, com a imunização de crianças, entre seis meses de idade e cinco anos incompletos. Na mobilização de 2014, realizada junto a estados e municípios, mais de 11,9 milhões de crianças foram vacinadas.

Além da campanha anual, a vacina contra a paralisia infantil faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e fica disponível durante todo o ano nos postos de saúde de todo o município.

Atualmente, são ofertados dois tipos de vacina: a VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, e a VOP (Vacina Oral Poliomielite), utilizada como dose de reforço. (Carta Campinas com informações de divulgação)