a1b0a3df61b91128dbe9fd57d5923d4aFoi anunciada nesta terça-feira, 25 de agosto, no Jóquei Clube de Campinas, a programação do Mês Carlos Gomes, comemorado em setembro, em homenagem ao maestro e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes. A abertura será dia 1º de setembro, com palestra e exposição de fotos sobre Carlos Gomes na Academia Campinense de Letras.

A programação segue com apresentação de corais, concurso de cantores líricos, palestras, recitais, missas, homenagem no túmulo e concertos. Um dos destaques é o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) no dia 26 de setembro, sábado, às 18h, na Pedreira do Chapadão. Serão executadas obras de Carlos Gomes sob regência da maestrina convidada Ligia Amadio, atual titular da Sinfônica de São Paulo. Ligia já foi titular da Sinfônica de Campinas.

“Há uma vasta programação sobre o compositor campineiro durante todo o mês. O trabalho de organização dos eventos dos Mês Carlos Gomes é um trabalho conjunto de várias secretarias da Prefeitura, em parceria com as academias de artes e letras da cidade e instituições que não medem esforços para manter viva a memória de Carlos Gomes”, disse o diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi.

Este ano, em parceria com o Rotary Clube, haverá durante todo mês um trabalho com os alunos das escolas municipais, que vão assistir peças e trabalhos do compositor e também montagens teatrais alusivas à vida de Carlos Gomes.

As atividades são organizadas por Secretarias Municipais de Cultura, de Educação, Academia Campinense de Letras, Academia Campineira de Letras e Artes (Acla), Rotary Clube, Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA), Associação Brasileira de Artistas Líricos, Conservatório Carlos Gomes, Coral Pio XI, Câmara Municipal de Campinas e Conselho Municipal de Cultura.

Veja abaixo a programação completa do Mês Carlos Gomes em Campinas:

Programação do Mês Carlos Gomes 2015

Data

Horário

Atividade

Local

Várias sessões

Programação da Secretaria de Educação, denominada “CARLOS GOMES NA ESCOLA”, em conjunto com o Rotary Carlos Gomes, desenvolvida ao longo do mês com participação de alunos da 5a. Série, das 44 escolas da rede municipal. Palestras musicadas com a apresentação do vídeo sobre Vida e Obra de Carlos Gomes. Site no Portal da Prefeitura A Campinas de Carlos Gomes também servirá de fonte para pesquisas sobre Carlos Gomes na preparação dos trabalhos.

Salão Vermelho do Paço Municipal

01/09/15

19h30

Abertura solene do Mês de Carlos Gomes com palestra com convidado abordando a Produção Operística de Carlos Gomes. Exposição de Fotos da cidade de Campinas (Vila São Carlos) à época de Carlos Gomes; réplicas de cartolões das óperas gomesianas. Curadoria Marli Straccieri. Colaboração do acadêmico Fernando A. Abrahão, do Centro de Memória da UNICAMP. Participação do Coral Pio XI.

Academia Campinense de Letras

04/09/15

20h

Recital a Carlos Gomes: “As Canções Menos Conhecidas”. Cantores do elenco da ABAL e convidados especiais da UNICAMP.

Câmara Municipal de Campinas

05/09/15

20h

Carlos Gomes nas janelas do Jóquei Clube de Campinas. Audição de Canções de Carlos Gomes com solistas líricos. Iluminação e sonorização.

Edifício do Jóquei Clube de Campinas – Pça Bento Quirino

06/13/20 /27/09 e 03/10/17 /24/ 10

Domingos às 8h30 e 5ª.s-feiras às 20h30

Programa “Partitura” com trechos de Óperas de Carlos Gomes. Apresentação: Vera Pessagno Bréscia

Rádio Cultura de Amparo FM 102.9 Mhz

06/13/20 /27

12h30

Programa “Partitura” com trechos de Óperas de Carlos Gomes. Apresentação: Vera Pessagno Bréscia

Rádio Brasil de Campinas AM 1270

06/13/20 /27 e 03/10/17 /24

Domingos às 17h30 e 5ªs.-feiras às 15h30

Programa “Partitura” com trechos de Óperas de Carlos Gomes. Apresentação: Vera Pessagno Bréscia

TV Comunitária – Canal 8

11/09/15

20h

Recital “Carlos Gomes: Momentos Operísticos”, com participação especial do tenor japonês Kohdo Tanaka, cantores convidados de S. Paulo.

Auditório do CCLA

12/09/15

11h

Salão de Concertos com obras de Carlos Gomes: Soprano Vanessa Spíndola.

Conservatório Carlos Gomes

13/09/15

16h

Recital do violonista e compositor Fred Carrilho com obras autorais e modinhas de A. Carlos Gomes

Academia Campineira de Letras e Artes

13/09/15

10h30

Missa em memória de Carlos Gomes. Recital do Coral Pio XI

Igreja Divino Salvador

16/09/15

12h

Almoço festivo do Rotary Carlos Gomes, com palestrante. Presença de rotarianos, autoridades municipais, convidados e participação da Governadora do Rotary, Roberta Lopes de Moraes.

Sede da Associação dos Rotarianos de Campinas

16/09/15

18h

Solenidade – Homenagem diante do Monumento-Túmulo de Carlos Gomes. Participação das entidades CCLA, Academia Campinense de Letras, ACLA, Conservatório Carlos Gomes, ABAL, Rotary Carlos Gomes, Lions Club Carlos Gomes. Parte artística: Coral Pio XI, Coral Meninos Cantores de Campinas, cantores líricos. Discurso do orador oficial, Prof. Dr. Marcos Padilha, e do Presidente do Rotary Carlos Gomes, Dr. Paulo Ramos.

Praça Bento Quirino

18/09/15

20h

Momentos principais da Ópera Il Guarany (cortina lírica), com intérpretes da cena lírica de S. Paulo. Direção: Eduardo Janho-Abumrad. Piano: João Moreira Reis.

Centro de Ciências, Letras e Artes

19/09/15

12h15

Missa em memória de Carlos Gomes. Recital do Madrigal Decasom, regido por Niza de Castro Tank.

Igreja Santa Rita de Cassia (N. Campinas)

23/09/15

19h

1ª. Semifinal do VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos Carlos Gomes, promovido pela Secretaria de Cultura, curadoria do CCLA e apoio técnico da ABAL Campinas. Serão escolhidos: Melhor Voz Masculina, Melhor Voz Feminina e Melhor Intérprete de Carlos Gomes.

Auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes

24/09/15

19h

2a. Semifinal do VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos Carlos Gomes, promovido pela Secretaria de Cultura, curadoria do CCLA e apoio técnico da ABAL Campinas. Serão escolhidos Melhor Voz Masculina, a Melhor Voz Feminina e Melhor Intérprete de Carlos Gomes.

Auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes

25/09/15

19h

Final do VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos Carlos Gomes, promovido pela Secretaria de Cultura, curadoria do CCLA e apoio técnico da ABAL. Serão escolhidos Melhor Voz Masculina, Melhor Voz Feminina e Melhor Intérprete de Carlos Gomes.

Auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes

26/09/15

18h

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com regência de Ligia Amadio, solistas, com árias e duetos das óperas de A. Carlos Gomes

Teatro Municipal José de Castro Mendes

27/09/15

16h

Palestra sobre o Maestro Antônio Carlos Gomes, com Prof. José Alexandre dos Santos Ribeiro. Parte artística com direção de Niza de Castro Tank.

Academia Campineira de Letras e Artes

29/09/15

20h

Concerto com Quarteto de Cordas Carlos Gomes de Campinas – Sonata em Ré, de Carlos Gomes. Participação do Grupo de Dança, coreografia de Rubén Terranova e Fernando Zavickis. Grupo de Música de Câmara, com Luiza Miana, Rafael Leoni e pianista Rafael Leandro Gouvêia.

Teatro Municipal José de Castro Mendes

30/09/15

20h

Concerto do Ensemble do prof. Lars Hoefs – Obras de Villa-Lobos dedicadas e estreadas pelo violoncelista Iberê Gomes Grosso; e Sonata em Ré, último movimento “Burrico de Pau”.

Centro de Ciências, Letras e Artes

Endereços:
Salão Vermelho do Paço Municipal – Av. Anchieta, 200, Centro
Salão Nobre do Jóquei Clube de Campinas – Praça Antônio Pompeu, 39, Centro
Câmara Municipal de Campinas – Av. Da Saudade, 1004, Ponte Preta
Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA) – Bernardino de Campos, 989, Centro
Academia Campineira de Letras e Artes (Acla) – R. Dr. Mascarenhas, 412, Centro
Academia Campinense de Letras (ACL) – R. Mal. Deodoro, 525, Centro
Igreja Divino Salvador – Av. Júlio de Mesquista, 126, Centro
Rotary Clube – Av. Benjamin Constant, 1704, Centro
Igreja Santa Rita de Cássia – Avenida Doutor Jesuíno Marcondes Machado, 670,- Nova Campinas
Pedreira do Chapadão – R. Dr. Alcides Carvalho, s/n, Jd. Chapadão
Teatro Municipal José de Castro Mendes – Praça Correa de Lemos, s/n, Vila Industrial
Conservatório Carlos Gomes – Av. Dr. Hermas Braga, 841, Nova Campinas