Gemma-Bovery
Cena de “Gemma Bovery”

Três filmes do Festival Varilux de Cinema Francês entram nessa semana em cartaz no Cineflix, do Galleria Shopping. São eles: “Gemma Bovery – A Arte Imita a Vida” e as comédias “Beijei uma Garota” e “Que Mal Eu Fiz a Deus?”.

A trama de “Que Mal Eu Fiz a Deus?” nos apresenta a um casal católico e conservador que tem quatro filhas. Ao saber que três delas se casaram com homens de diferentes nacionalidades e religiões, eles demonstram reprovação e depositam toda a esperança na quarta filha, a bela Laure. Eis que ela anuncia o seu casamento com um católico para a felicidade dos pais, que propõe uma reunião em família para celebrar. Mas logo eles vão descobrir que nem tudo é do jeito que eles esperavam.

Na França, o filme se tornou o maior sucesso de bilheteria de 2014 e o sexto maior sucesso francês da história. Foi considerado pelos críticos franceses um hino à homogeneização do país, que ocupa a 5ª posição na lista de países com o maior número de população imigrante. Tratando o preconceito com humor crítico, o roteiro recebeu menção no Lumière Awards, um dos prêmios mais conceituados da França. Além disso, o filme recebeu uma indicação ao Goya (o Oscar espanhol) na categoria Melhor Filme Europeu.

A comédia “Beijei uma Garota”, protagonizada por Pio Marmai, é focada em Jérémie, um homossexual convicto que um dia acorda ao lado de uma bela e sedutora jovem sueca após uma noite de bebedeira. A situação o coloca em pânico, já que está prestes a oficializar o casamento com Antoine, seu companheiro há 10 anos. Tentando entender a súbita atração que sente, Jérémie volta a procurá-la e vê a situação se complicar cada vez mais. O filme entra em cartaz com três exibições diárias, às 16h20, 18h20 e 21h40.

Na Sala Vip, a principal atração é o delicado “Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte”, da diretora Anne Fontaine, conhecida pela biografia “Coco Antes de Chanel” (2009). NA trama, a inglesa Gemma Bovery se muda com o marido para uma pequena cidade na França. Entediada, ela acaba se envolvendo com o também recém-chegado Martin, que veio de Paris acompanhado da esposa. Tanto o nome da protagonista quanto à história, envolvendo adultério, tem inspiração no romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, um dos pioneiros no movimento do realismo na literatura.

Os horários e a programação completa do Cineflix podem ser consultados AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)