unicamp divulgacaoOs estudantes do ensino fundamental e médio dos estados do Nordeste brasileiro dominaram a 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) no último domingo (16).

As equipes vencedoras compostas por estudantes entre 13 e 17 anos, levaram para casa 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. Dentre os medalhistas, destaque para Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Pernambuco e o interior de São Paulo.

Ao todo, participaram 75 equipes de todos os estados brasileiros. “A premiação foi marcada pela emoção dos vencedores e por muitas histórias de superação, como as equipes que vieram a Campinas de ônibus desde o Ceará; a equipe que navegou oito horas no rio Solimões até Manaus para depois vir de avião para a prova; além de equipes que venderam rifas e fizeram pedágios em semáforos para conseguirem custear a vinda à Campinas”, relatou, por e-mail, a organizada e docente da Unicamp, Cristina Meneguello.

A premiação ocorreu no ginásio do Colégio Liceu Salesiano de Campinas. O tema geral desta edição foi o preconceito sob suas mais variadas facetas. Ao todo, nesta edição participaram 42 mil estudantes de todos os estados do país. O evento foi realizado pelo Departamento de História do IFCH da Unicamp e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC).(Carta Campinas com informações de divulgação)