7a05b301f75d57c6e2581456c46cfc86Neste sábado, 22 de agosto, O espetáculo “Tem lâmpada pra trocar” – projeto que tem a proposta de promover o intercâmbio e a participação de públicos entre bairros, inicia sua circulação por Campinas. Serão um total de 20 apresentações ao todo, entre os meses de agosto e outubro. A apresentação deste sábado será na Praça Ulisses Guimarães – “Pedreira do Chapadão” – às 16h.

O nome é uma referência à brincadeira mais ouvida pelo ator Daniel Salvi após as sessões do espetáculo “O Poste”, que tem surpreendido o público com a mescla de técnicas de teatro e circo.

O projeto propõe duas etapas: a primeira é de levar aos bairros uma versão reduzida do espetáculo, com a capacidade de criar curiosidade e estimular o espectador a assistir, posteriormente, e a obra completa, numa segunda etapa, em outra data e local, levando os públicos dos bairros a outros centros, promovendo uma real troca de referências.

A peça conta a história de um trabalhador que deve trocar uma lâmpada queimada no alto de um poste. Uma tarefa aparentemente simples para um profissional qualificado, mas que pode se tornar uma sequência de peripécias cômicas e catastróficas se realizadas por um “faz-tudo” inexperiente. Em meio às tentativas frustradas e irritações, ele descobre que só precisava relaxar para conseguir alcançar seu objetivo.

Segundo o ator e idealizador do projeto, Daniel Salvi, quando uma expressão é dita em diferentes lugares, em diferentes situações e contextos, ela pode significar muito além do literal. “No caso da peça ‘Tem lâmpada pra trocar’ revela que algo precisa acontecer, ser mudado, transformado, precisamos trocar algumas ideias que já não funcionam, se esgotaram. Pode ser a relação dos artistas com a cidade, pode ser o envolvimento de diferentes áreas sociais (saúde, educação, cultura) em função de uma atuação conjunta, podendo ser a necessidade de novas políticas públicas culturais, ser o estilo de vida ou novas possibilidades de enxergar as coisas”.

A encenação foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) , da Secretaria de Cultura. A apresentação tem entrada gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Projeto espetáculo “Tem lâmpada pra trocar”

Agosto

Dia: 22, sábado
Horário:16h
Local: Praça Ulisses Guimarães “Pedreira do Chapadão” – R. Dr. Alcides Carvalho – Jardim Chapadão, Campinas

Dia 23, domingo
Horário: 17h
Local: Parque das Águas – Av. Washington Luiz, 765 – Parque Jambeiro, Campinas

Dia: 27, quinta-feira
Horário: 14h
Local: Praça Giovanni Melotti – Rua Padre Domingos Giovanini – Parque Taquaral – Campinas

Dia: 28, sexta-feira
Horário: 10h
Local: Cândido Ferreira / Sousas – Rua Antonio Prado, 430 – Sousas, Campinas

Dia 29, sábado
Horário: 16h
Local: UPA/Unicamp – Av. Érico Veríssimo, nº 800 – Barão Geraldo

Dia: 30, domingo
Horário: 11h
Local: Centro de Convivência – Praça Imprensa Fluminense, s/n – Cambuí

Setembro

Dia: 5, sábado
Horário: 16h
Local: Bosque dos Jequitibás – Rua Coronel Quirino, 02 – Bosque, Campinas

Dia : 11, sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Praça Dom Agnelo Rossi – Joaquim Egídio – Campinas

Dia: 13, domingo
Horário: 18h30
Local: Estação Cultura R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial – Centro – Campinas

Dia: 20, domingo
Horário: 11h
Local: Museu do Café – Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral, Campinas

Dia: 26, sábado
Horário: 11h
Local: Largo da Catedral – Centro – Campinas

Outubro

Dia: 3, sexta-feira
Horário: 10h
Local: Museu da Cidade – Av. Andrade Neves, 33 – Centro, Campinas