11051789_10204621121309678_6488668640428026324_n (1)No próximo dia 16 de agosto, domingo, às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, será exibido o documentário “PixoAção II”, de Bruno de Jesus Rodriguesi, seguido de debate, como parte da programação da V Semana do Audiovisual Campinas – SEDA 2015.

O documentário PixoAção II aborda o Pixo como ruído revelador. Traços, cores, ideias e tintas manipulados pelo elemento humano livremente munido de ação similar ao das “artes” e da tipografia, desafiam iconicamente a propriedade privada ao incomodar. Não é arte no sentido de enaltecedora ou educadora da alma humana, mas indiscutivelmente contém elementos do fazer artístico, porém, ao invés de ser unicamente agradável como espera o olhar do mainstream, já nasce em seu inverso proporcional: desafiadoramente desagradável. Não é propaganda na concepção das teorias do consumo, mas serve para propagar veladamente o descontentamento com a cerca urbana. Só é crime para a mídia e para a concepção jurídica do status quo, mas pode ser uma ferramenta de revolução. Pixo é aquele grito em forma de imagem reverberando nos cantos e desvendando que, pelo menos de algum modo, alguém tem coragem para afirmar que o mundo não tem dono.

O debate que seguirá a exibição discutirá o tema das “Ocupações de espaços públicos: Identidade e Pertencimento nas grandes cidades. Ocupação da Exposição do MIS (Como se Ocupa um Vazio?) O que você levaria para expor no Museu?) Quais são as vozes e as imagens da cidade hoje?”. Com participação de Djan, pixador da grife “Os Mais Fortes” e Bruno de Jesus Rodriguesi.

A V Semana do Audiovisual Campinas – SEDA 2015 – Discute quais imagens e quais cenas representam ou não as realidades sociais. Circulando culturas audiovisuais independentes da atualidade.

A programação completa da V SEDA pode ser vista AQUI. Toda programação poderá ser acompanhada ao vivo neste link. (Carta Campinas com informações de divulgação)