No próximo dia 16 de agosto, domingo, às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, será exibido o documentário “PixoAção II”, de Bruno de Jesus Rodriguesi, seguido de debate, como parte da programação da V Semana do Audiovisual Campinas – SEDA 2015.
O documentário PixoAção II aborda o Pixo como ruído revelador. Traços, cores, ideias e tintas manipulados pelo elemento humano livremente munido de ação similar ao das “artes” e da tipografia, desafiam iconicamente a propriedade privada ao incomodar. Não é arte no sentido de enaltecedora ou educadora da alma humana, mas indiscutivelmente contém elementos do fazer artístico, porém, ao invés de ser unicamente agradável como espera o olhar do mainstream, já nasce em seu inverso proporcional: desafiadoramente desagradável. Não é propaganda na concepção das teorias do consumo, mas serve para propagar veladamente o descontentamento com a cerca urbana. Só é crime para a mídia e para a concepção jurídica do status quo, mas pode ser uma ferramenta de revolução. Pixo é aquele grito em forma de imagem reverberando nos cantos e desvendando que, pelo menos de algum modo, alguém tem coragem para afirmar que o mundo não tem dono.
O debate que seguirá a exibição discutirá o tema das “Ocupações de espaços públicos: Identidade e Pertencimento nas grandes cidades. Ocupação da Exposição do MIS (Como se Ocupa um Vazio?) O que você levaria para expor no Museu?) Quais são as vozes e as imagens da cidade hoje?”. Com participação de Djan, pixador da grife “Os Mais Fortes” e Bruno de Jesus Rodriguesi.
A V Semana do Audiovisual Campinas – SEDA 2015 – Discute quais imagens e quais cenas representam ou não as realidades sociais. Circulando culturas audiovisuais independentes da atualidade.
A programação completa da V SEDA pode ser vista AQUI. Toda programação poderá ser acompanhada ao vivo neste link. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




