Dilma, por que a classe média não produz energia renovável em vez de bater panela?

Com tantos protestos contra a presidente Dilma Rousseff (PT) nas classes média e alta, uma pergunta fica sem resposta: Por que Dilma não põe a classe média e alta para investir em energia renovável?

As classes média e alta têm recursos financeiros e poderiam investir de forma intensa na produção de energia fotovoltaica, por meio de placas solares colocadas sobre o telhado de garagens, estacionamentos e outros locais. Pequenas e médias empresas também poderia investir com um pouco de incentivo.

Um simples plano do governo federal poderia revolucionar a produção de energia fotovoltaica do país e dar fôlego para os investimentos em outras formas de energia, sem o governo gastar um único centavo, exceto uma linha de crédito via Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, ou mesmo bancos privados.

Para isso, basta fazer três coisas. Primeiro, evitar a construção de grandes usinas fotovoltaicas, que não fazem o menor sentido econômico e que só servem para beneficiar o lobby das empresas que se beneficiam de grandes obras. Além, o que é pior, de necessitar da construção de uma linha de transmissão.

E segundo, gerar linha de crédito e definir regras para a classe média investir em geração de energia fotovoltaica e ter o retorno do investimento ao vender para a rede de transmissão. O investimento atualmente fica entre R$ 20 mil e R$ 40 mil, mas tende a ficar mais barato com a popularização.

Em terceiro, determinar regras claras e prazos para as distribuidoras ligarem as residências que geram energia fotovoltaica à rede elétrica, além de tirar delas qualquer avaliação ou controle sobre o investimento, que poderia ser simplesmente avaliado por um engenheiro elétrico.

No plano energético, anunciado recentemente pelo governo federal, está a construção de usinas fotovoltaicas. Um enorme equívoco, isso sem contar aditivos de contrato, sobrepreço e etc, normal em licitações no Brasil.

É algo meio incompreensível. Em vez de investir recursos do governo, por que não usar os recursos das classes média e alta? Com tanta energia batendo panela, por que não investir em energia?

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

20 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

21 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

21 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

21 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

22 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

23 hours ago