5ª SEDA fará circular culturas audiovisuais independentes da atualidade

Acontece em vários pontos da cidade de Campinas, de 16 a 26 de agosto, a 5ª Semana do Audiovisual Campinas – SEDA 2015 – que, nesta edição, discute quais imagens e quais cenas representam ou não as realidades sociais.

Realizado pelo Coletivo Moinho, juntamente com outros coletivos, grupos e Casas de Cultura de Campinas, o evento foi construído colaborativamente com reuniões abertas, e narrará a circulação da cultura audiovisual independente e alternativa da atualidade. O festival como tecnologia social integrada e participativa inclui mostras de filmes, debates, oficinas, intervenções urbanas, intercâmbios culturais, teatro, música, dança e chamada de exposições, todas as atividades relacionadas às novas linguagens e tecnologias multimídias, às novas formas de circular, pensar e discutir audiovisual.

O tema deste ano trará a discussão das imagens e das cenas e como estas representam ou não as realidades sociais colocadas no cotidiano. Há espaços para acender, construir, desenvolver, retomar, ocupar as novas tomadas que surgem? Que formas e elementos re-afirmam um grande centro repleto de instituições, convenções e representatividades errôneas e desgastadas para haver espaços em que se possa reivindicar os direitos básicos garantidos e a fala aos microfones públicos? Rádio, Tv, Internet, Cinema, Multimídias, quais canais temos,? Quais queremos? Quais nos representa e quais não nos representa na era da imagem?

A Semana do Audiovisual – SEDA, é um festival de audiovisual e multimídias que acontece de forma integrada com cerca de 100 SEDAs, em cidades do Brasil e América Latina, que, iniciadas pela rede nacional Fora do Eixo em meados de 2009, trouxe um boom de formas e pensamentos para descentralizar os gargalos e meios produtivos do audiovisual das grandes empresas e produtoras que dominavam os circuitos existentes. É por princípio um festival alternativo e independente, um evento comunitário, descentralizado e plural, que incentiva e estimula a circulação, produção e a discussão de obras audiovisuais nacionais no micro e no macro, numa perspectiva de incidir como tecnologia social para organização, formação e participação de grupos, coletivos e movimentos não-hegemônicos de cada cidade.

O evento, que já está em sua quinta edição na cidade, neste ano pretende realizar programações artísticas, culturais e de formações em cerca de 8 espaços públicos e/ou iniciativas culturais na cidade, que, trabalhando em rede e partilhadamente, gerem um processo de interações, trocas, vínculos sociais e autonomia nas diversas formas de manifestações culturais. Entre eles, a Casa de Cultura Fazenda Roseira, Casa de Cultura Tainã, Câmara Municipal de Campinas, Museu da Imagem e do Som de Campinas, Centro Pop; e praças públicas como a Praça Rui Barbosa, Praça Bento Quirino, Praça da Catedral, entre outras organizações e grupos.

Entre as campanhas temáticas da SEDA este ano estão SEDA Louca: proposto dentro da temática da Saúde Mental e Luta Antimanicomial em Campinas; SEDA Preta: Produzida por coletivos atuantes no movimento negro e nas práticas culturais de matriz africana; SEDA Rua: na perspectiva de trabalhar o espaço público e quem nele se insere, identifica, vive e disputa culturalmente; SEDA Gêneros: para os debates sobre gêneros, transgêneros, luta das mulheres, entre outras questões; SEDA Multilinguagem: a mistura de linguagens artísticas e sociais na disputa dos imaginários e hegemonias impostas; SEDA Mídia e Tecnologia: trabalha a luta pela democratização da comunicação e o acesso de direitos pela comunicação como um direito humano, SEDA Memória: na perspectiva de discutir as formas de organização de acervo, memória histórica da atualidade, já dentro dos meios digitais; SEDA Práticas Culturais Periféricas: que este ano discutirá o Funk e as identidades e subjetividades desta vertente musical e social; SEDA Juventude: que tem a intenção de discutir, aceitar e incluir as práticas vigentes na atualidade. SEDA Trabalho: que propõe fazer uma discussão das práticas do mercado, contra o direito social e político nos grandes centros.

O evento é aberto ao público e totalmente gratuito. Mais informações sobre a SEDA Campinas AQUI e também no evento no facebook. A programação completa da V SEDA pode ser vista AQUI.

A Semana terá sua programação transmitida ao vivo neste link. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago