prf de votuporangaO balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria de Saúde de Campinas, mostrou que apenas 25% das crianças de seis meses a cinco anos incompletos de Campinas receberam a dose de vacina contra a poliomielite neste sábado, 15 de agosto, “Dia D”.

A meta é atingir 95% desta população, constituída por 60.327 crianças, até o dia 30 de agosto, quando se encerra a campanha. Crianças que ainda não receberam a vacina devem procurar qualquer um dos 64 centros de saúde do município.

O resultado do primeiro dia de vacinação é considerado bom pela coordenadora do Programa de Imunização, Andrea Barbosa. Ela afirmou que no ano anterior, apenas 15% desta população foi vacinada no primeiro dia.

“Embora o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental dar continuidade às campanhas de vacinação para evitar a reintrodução do vírus no País, uma vez que ele ainda circula em alguns deles”, diz a coordenadora do Programa. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), dez países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

Os endereços dos Centros de Saúde podem ser encontrados no site da Prefeitura de Campinas (www.campinas.sp.gov.br) ou pelo telefone 156. (Carta Campinas com informações de divulgação)