Circuito Fora do EixoA Unicamp abre na segunda-feira (3) as inscrições para o Vestibular 2016, que serão realizadas de 3 de agosto a 3 de setembro. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp. O Vestibular Unicamp 2016 vai oferecer 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos da Unicamp.

O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e estará disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest. A primeira fase será realizada dia 22 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2016.

Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (no período de 24 a 28 de setembro). Para os demais cursos (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 25 a 28 de janeiro de 2016.

Este ano houve uma ampliação do bônus concedido pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), aprovada esta semana pelo Conselho Universitário (Consu). Serão adicionados 60 pontos às notas da primeira fase dos candidatos oriundos de escola pública e outros 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas (de acordo com nomenclatura utilizada pelo IBGE) e que também tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública.

Os candidatos de escola pública que passarem para a segunda fase também contarão com adição de mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Candidatos de escola pública que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas terão mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90, totalizando 120 pontos. (Carta Campinas com informações de divulgação)