cristian Janke CCO vereador Paulo Bufalo (PSOL) protocolou Projeto de Lei na Câmara de Campinas para permitir o acesso de cães e gatos nos abrigos que atendem moradores de rua da cidade. A cidade de Curitiba (PR) já tem projeto semelhante.

O projeto inclui espaços como abrigos emergenciais, casa de passagem, alberques e centros de serviços, públicos ou privados, que mantenham convênio, parceria ou contrato com a Prefeitura. O animal deverá permanecer no espaço durante o mesmo período de estadia do responsável.

De acordo com o vereador, a iniciativa busca humanizar o atendimento nos abrigos, tendo em vista, que muitos moradores de rua se recusam a pernoitar nos espaços por não aceitarem os animais. Com o projeto, esses locais podem oferecer um espaço adequado para cães e gatos. Como as pessoas não querem abandonar seus animais, no inverno, a situação pode agravar a saúde de todos.

Bufalo também diz que a amizade leal entre cachorros e moradores de rua já é bem conhecida. “A pessoa em situação de rua sempre divide o pouco que tem com seu animal. Este tipo de amizade pode ensinar muito à nossa sociedade, que normalmente julga as pessoas por seus bens materiais e não pelo o que elas são. Uma vez que um cão cria uma relação com um proprietário, o carinho e a lealdade são inquebráveis”, ressaltou.(Carta Campinas com informações de divulgação)