O vereador Paulo Bufalo (PSOL) protocolou Projeto de Lei na Câmara de Campinas para permitir o acesso de cães e gatos nos abrigos que atendem moradores de rua da cidade. A cidade de Curitiba (PR) já tem projeto semelhante.
O projeto inclui espaços como abrigos emergenciais, casa de passagem, alberques e centros de serviços, públicos ou privados, que mantenham convênio, parceria ou contrato com a Prefeitura. O animal deverá permanecer no espaço durante o mesmo período de estadia do responsável.
De acordo com o vereador, a iniciativa busca humanizar o atendimento nos abrigos, tendo em vista, que muitos moradores de rua se recusam a pernoitar nos espaços por não aceitarem os animais. Com o projeto, esses locais podem oferecer um espaço adequado para cães e gatos. Como as pessoas não querem abandonar seus animais, no inverno, a situação pode agravar a saúde de todos.
Bufalo também diz que a amizade leal entre cachorros e moradores de rua já é bem conhecida. “A pessoa em situação de rua sempre divide o pouco que tem com seu animal. Este tipo de amizade pode ensinar muito à nossa sociedade, que normalmente julga as pessoas por seus bens materiais e não pelo o que elas são. Uma vez que um cão cria uma relação com um proprietário, o carinho e a lealdade são inquebráveis”, ressaltou.(Carta Campinas com informações de divulgação)
Muito humana a iniciativa do vereador em pauta, pois o cão, na maioria das vezes, é o grande elo dessa população com o afeto. Parabéns!
Importante iniciativa do vereador em defender o direito de aceitar abrigar o melhor amigo do homem junto com seus donos nos albergues.Parabéns por olhar pelos mais indefesos.
Vetado por não se identificar
Admiro essa ação do vereador!
Por mais pessoas assim na política!