pensarfilmesterritorioBO 1° Festival Internacional de Cinema Independente (Festicini), que acontecerá em Sumaré (SP) no segundo semestre, terá duas oficinas gratuitas; uma de roteiro e outra de produção cinematográfica para curta metragem.

Para solicitar a ficha de inscrição gratuita e para receber mais informações sobre as oficinas, os interessados poderão entrar em contato através de email para o endereço eletrônico [email protected].

Ambas as oficinas acontecerão aos sábados, a partir do dia 8 de agosto, em dois locais diferentes: no Grupo de Apoio NISFRAN, localizado na Rua Palmiro Novi,nº 297, Residencial Ipiranga, na Área Cura, das 14 às 16 horas; e no IPMS (Instituto de Promoção do Menor de Sumaré), localizado na Rua Marco Liachi, nº 210, na Vila Menuzzo, das 10 às 12 horas. As oficinas têm limite de 20 pessoas cada, e as inscrições terminam assim que as vagas forem completadas. A idade mínima para a inscrição é a partir dos 15 anos.

Festicini
Os interessados em se inscrever no Festicini podem se inscrever até o dia 30 de agosto de 2015, com produções independentes finalizadas nos em anos de 2012, 2013, 2014 e 2015, nas categorias de Longa-metragem, Média-metragem, Curta-metragem Ficção e Curta-metragem Documentário. O festival premiará num total de 15 categorias, sendo melhores filme de longa-metragem, média-metragem, curta de ficção e curta documentário, além das categorias artísticas e técnicas, como melhores atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, fotografia, direção, roteiro original, roteiro adaptado, música original, montagem e som.

A cerimônia de abertura acontece no dia 17 de outubro deste ano, com um total de 10 dias de exibições gratuitas ao público, com as obras que concorrerão ao Prêmio Festicini. A premiação dos vencedores acontece no dia 31 de outubro. O regulamento do festival e outras informações estão disponíveis no site, com informações em português, inglês e espanhol, sendo possível a inscrição de obras realizadas dentro e fora do Brasil.

O evento tem organização da DZ7 Realizações Artísticas, e conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura, Esportes e Lazer e de Trabalho, Emprego, Geração de Renda e Desenvolvimento Econômico, além do patrocínio da Honda através da lei PROAC. (Carta Campinas com informações de divulgação)