download
Cena de ‘Café, Um Dedo de Prosa’, longa-metragem de animação dirigido por Maurício Squarisi

Nos dias 4, 11 e 18 de agosto, a partir das 14h, O Museu do Café oferece, gratuitamente, oficinas de flip-book, cinema de animação, para crianças a partir de 12 anos. As vagas são limitadas. As oficinas serão ministradas pelo ilustrador e animador Maurício Squarisi.

As inscrições devem ser feitas nos dias 3, 10 e 17 de agosto, no Museu do Café, pelo telefone (19) 3296-1104 ou pelo e-mail: [email protected]

O flip-book é um livro de pequenas dimensões, ilustrado por um conjunto de imagens sequenciais que variam, gradualmente, de página para página, e dá a ilusão de movimento. Deste modo, quando passadas rapidamente, as imagens do livro parecem animadas.

A programação da oficina terá início com a exibição do curta-metragem “Café – um Dedo de Prosa”, que conta a história do café em desenho animado. Um casal de amigos (Vera Holtz e Wandi Doradiotto) se encontra em uma cafeteria para conversar sobre a história do café, que tem início na África, no ano 575, passa pela Europa e chega ao Brasil, no ano de 1727.

Toda essa história é passada com o humor do desenho animado aliado ao diálogo descontraído de Vera Holtz e Wandi Doradiotto. O filme é costurado com canções compostas especialmente por Wandi Doradiotto e Danilo Moraes.

Após a exibição e comentários do curta “Café – um Dedo de Prosa” o grupo de até 20 participantes fará a oficina de flip-book.

Na oficina, cada participante fará um pré-roteiro da animação que pretende realizar, tendo como tema o “café”. A animação deve ter, no mínimo, 40 folhas. O movimento deverá ser desenhado em cada uma das folhas. As mesas de luz serão utilizadas para que o papel tenha transparência. As animações serão testadas e o flip-book finalizado com uma capa personalizada. Cada participante levará o material produzido na oficina e um outro “virgem” para produzir em casa. Os alunos devem levar material de desenho (lápis, borracha, lápis de cor, canetinha etc.)

Maurício Squarisi é desenhista e ilustrador ligado ao cinema de animação. Em 1975, juntamente com Wilson Lazzaretti fundou o Núcleo de Cinema de Animação (NCA) de Campinas, um dos mais antigos em atividade no mundo. É responsável por diversas obras e atividades de ensino e educação relacionados à animação em todo o país, sobretudo junto às crianças. O núcleo acumula mais de 250 produções e está atualmente produzindo seu primeiro longa-metragem “História Antes da História”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Oficina gratuita de cinema de animação no Museu do Café para jovens
As oficinas acontecerão nos dias 4, 11 e 18 de Agosto de 2015.
Horário: a partir das 14h
Vagas limitadas
Idade: crianças maiores de 12 anos.
Cada participante deve levar material de desenho (lápis, borracha, lápis de cor, canetinha etc)
Local: Museu do Café – Lago do Café – Avenida Doutor Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral, Campinas
Contato e-mail: [email protected]
Informações: (19) 3296-1104