3107_capa_Release_CinemaEm agosto, a programação gratuita de cinema do Sesc Campinas traz ao público seis filmes que se passam em um único cômodo. A mostra ‘Entre Quatro Paredes’ propõe mostrar algumas das possibilidades da dramaturgia e desenvolvimento de roteiro que surgem a partir dessa limitação.

Na terça, dia 4, às 19h30, no filme mexicano ‘O Anjo Exterminador’, de Luis Buñuel, um casal pertencente à sociedade aristocrata, convida um grupo de amigos para um jantar em sua luxuosa mansão. A surpresa vem após o evento, quando os convidados descobrem que estão presos em uma sala, embora não há nada físico que os prenda. Aos poucos, as convenções sociais vão desaparecendo e as verdadeiras facetas surgem. Na quarta, dia 5, às 19h30, ‘Doze Homens e Uma Sentença’, de Sidney Lumet, mostra o julgamento de um jovem porto-riquenho, acusado de matar o próprio pai. Doze homens se reúnem para decidir a sentença e somente um deles acha que é preciso avaliar melhor as circunstâncias antes de tomar a decisão.

Dirigido por Alfred Hitchcook, ‘Janela Indiscreta’, exibido no dia 11, terça, às 19h30, retrata um fotógrafo profissional que após quebrar a perna se vê obrigado a ficar confinado em seu apartamento. Com a falta de opções de lazer, ele começa a vasculhar a vida de seus vizinhos com um binóculo. Durante a espionagem, ele vê algumas cenas que o fazem suspeitar de um assassinato. Na quarta, dia 12, às 19h30, em ‘Disque M para Matar’, também de Alfred Hitchcock, um ex-tenista profissional decide matar sua esposa para herdar seu dinheiro. Para isso, tenta chantagear um colega da faculdade para que ele cometa o crime. Quando algo sai errado, ele encontra uma maneira de tirar proveito da situação.

Na última semana da mostra, no dia 25, terça, às 19h30, ‘Clube dos Cinco’, de John Hughes, se passa dentro de um colégio. Lá, cinco estudantes ficam confinados durante um sábado com a tarefa de escreverem uma redação sobre a visão pessoal de si mesmo. Com o passar do dia, eles percebem que não são tão diferentes quanto imaginavam. Dirigido por Roman Polanski, em ‘Deus da Carnificina’ exibido no dia 26, quarta, às 19h30, o casal Nancy e Alan Cowan vai até a casa de Penelope para tentar resolver a briga dos filhos. Com personalidades diferentes, aos poucos eles perdem o controle da situação.

As sessões são gratuitas e acontecem às terças e quartas com início às 19h30. Retirada de ingresso na Central de Atendimento no dia da atividade. Mais informações na página do Sesc na internet. (Carta Campinas com informações de divulgação)