renatosimoesA Vigilância Sanitária de Campinas suspendeu os exames ginecológicos no módulo de Saúde do Jardim Monte Cristo, após constatar o uso inadequado de local para lavar material de exames, segundo informações do Conselho Local de Saúde. Há anos, os moradores da região protestam por um Centro de Saúde definitivo.

O vereador Carlão (PT) enviou ofício ao secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza, em que aponta riscos de infecção de mulheres.

Os materiais eram lavados neste tanque para remover resíduos biológicos, como sangue e secreções, depois eram enviados para esterilização em outro local. “Os instrumentos devem ser limpos o quanto antes após o uso. Quando se deixa material biológico, este pode atuar como um meio propício para a proliferação de micro organismos residuais, protegendo-os dos efeitos de desinfecção e esterilização”, alerta o vereador no texto do ofício, protocolado na Prefeitura na segunda (20).

Carlão acrescenta que entre estes materiais estão os espéculos vaginais, que são artigos semi-críticos, por isso requerem desinfecção de alto nível e embalagem individual. Ele relembra que a situação provisória de funcionamento do Módulo ficou permanente e aponta a necessidade urgente de aquisição e uso de material descartável, para prevenir infecções e garantir a segurança das pacientes da unidade.

Ainda, de acordo com informações de conselheiros locais de saúde, o Módulo Monte Cristo está fechado por alguns dias para uma pequena reforma, mas as obras não incluem adequações para a limpeza correta dos utensílios ginecológicos. A justificativa seria a construção de um Centro de Saúde, que atenderá aos moradores do Oziel e Monte Cristo (em substituição aos Módulos provisórios), cujas obras se arrastam e devem ser concluídas somente no final do ano. O futuro Centro de Saúde do Parque Oziel terá 700 m². (Carta Campinas com informações de divulgação)