No repertório do disco estão composições dedicadas e inspiradas na obra da maestrina como “Tango pra Chiquinha” de André Ribeiro, e músicas pouco conhecidas da compositora como “O jagunço” e “Mulher-Homem”. A pesquisa sobre a obra de Chiquinha foi feita no Acervo Digital Chiquinha Gonzaga, que desde 2011 concedeu acesso livre a mais de 300 partituras da compositora gratuitamente.
O Conjunto Subindo a Ladeira iniciou seus trabalhos em 2011, tendo lançado seu primeiro CD em 2012. É composto por André Ribeiro (bandolim), Priscila Matos (piano) e Roberto Amaral (pandeiro). O objetivo do grupo com esse novo trabalho é divulgar a obra da maestrina Chiquinha Gonzaga, uma das mais importantes figuras da nossa história, possibilitando ao público contato com sua obra bem como o Choro, primórdio de nossa música popular urbana.
Os critérios para a construção do disco e seleção do repertório também foram discutidos pela pianista. “Primeiramente, começamos a estudar um pouco da vida dela, conhecer melhor até pra entender e absorver melhor sua obra. Depois, entramos no acervo digital do site da Chiquinha e selecionamos umas 50 músicas de diversos gêneros. O próximo passo foi diminuir esse número, selecionando músicas que melhor caberiam na extensão do bandolim e com tonalidades que soassem mais agradável/orgânico no nosso instrumento solista. Por fim, com muita dificuldade, conseguimos ficar com 6 composições para adaptarmos e arranjarmos para a nossa formação: piano, bandolim e pandeiro. Parece trabalhoso, mas na verdade foi muito gostoso todo esse processo de seleção e arranjo”.
Mais informações sobre o trabalho do grupo e repertório no Canal no Youtube e também na página do grupo no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)