11742695_788123954634304_1110280768417153158_nNo próximo dia 24 de julho, sexta-feira, a partir das 20h, a Cia. Vagantes de Teatro de Campinas realiza o primeiro ensaio aberto do espetáculo teatral interativo “Histórias da Estação”, na Casa de Cultura Fazenda Roseira.

Entre chegadas e partidas, as estações ferroviárias brasileiras representaram mais do que um ponto de embarque e desembarque de passageiros. Elas tiveram papel fundamental na história de todo o país, servindo de cenário para muitas histórias de vida. Contar algumas destas curiosidades – algumas verídicas, outras fictícias – que tiveram como pano de fundo as estações de trem, em especial a antiga Estação Ferroviária de Campinas, é o principal compromisso do projeto “Histórias da Estação”.

“O ensaio aberto também faz parte da nossa pesquisa e tem o objetivo de reunir o público e a classe artística para ‘testar’ o que já foi criado, receber uma resposta sobre a encenação e a nossa proposta de interatividade. Desejamos contar a história desse patrimônio cultural e lembrar a importância dele para todos”, resumiu o grupo.

Aprovado em 2014 pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campinas, o projeto reúne artistas para contar algumas histórias que aconteceram nas estações ferroviárias. A narrativa é resultado de entrevistas, pesquisas e bate-papo com historiadores.

“O projeto surgiu do encontro de um grupo de amigos que se conheceram em outras companhias de teatro de Campinas e desejavam fazer trabalhos com um padrão diferente do que estavam acostumados, optando por uma direção coletiva e superando os próprios desafios por meio da vivência de novas descobertas e do conhecimento pessoal de cada integrante”, comentou Gleice Severo, responsável pela produção do espetáculo.

“Histórias da Estação” tem texto e direção coletiva. A iluminação é de Daniel Dias, com figurinos e adereços de Manuel Neto. A produção é de Gleice Severo com Viviane Munuera de assistente. Todo o material, resultante de uma ampla pesquisa histórica, está disponível para acompanhamento do público neste blog.

A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo Teatral Interativo “Histórias da Estação” – 1º Ensaio Aberto ao Público
24 de julho (sexta-feira), a partir das 20 horas
Casa de Cultura Fazenda Roseira
Avenida John Boyd Dunlop, s/nº (em frente ao Hospital da Pucc II)
Entrada gratuita