Suportar 3 - João Maria (486x640)Entre 15 e 26 de julho, a Cia. Domínio Público realiza em Campinas uma temporada do projeto de dança “Suportar” que traz questionamentos sobre os paradoxos impostos pelas relações: a necessidade de suportar, tolerar, e ao mesmo tempo dar apoio e amparar.

O projeto prevê a realização de oito apresentações do espetáculo “Suportar” (vencedor da categoria Dança/ Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2014, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura), seguidas de bate-papos, em diferentes espaços históricos e culturais da cidade (Estação Cultura, Museu de Imagem e Som (MIS), Museu da Cidade, Planetário Municipal, CIS Guanabara, Centro Cultural Casarão, Casa de Cultura Tainã e Centro de Convivência Toninha); duas intervenções urbanas “Jogos de Suportar” (Pedreira do Chapadão e Centro de Convivência Cultural); e uma oficina de dança contemporânea, que será realizada na Casa de Cultura Tainã. Todas as atividades têm entrada gratuita.

O projeto “Suportar” foi contemplado pelo Edital do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc), da  Secretaria Municipal de Cultura.

“Suportar” é um duo de dança concebido para espaços alternativos, que conta com trilha sonora original executada ao vivo por um contrabaixista e coreografia que vai do gesto mais simples às quedas mais arriscadas.

Toda a movimentação do espetáculo parte do estudo corporal de ações físicas opostas, como empurrar/puxar, atacar/esquivar, conduzir/entregar-se. Surgem, então, jogos cênicos com base na atração da gravidade, perda de equilíbrio, queda e resistência a ela. O conhecimento dessas ações e a sua prática é o que possibilita prever atitudes, entender gestos e olhares sem a necessidade da palavra, permitindo, por conseguinte, que se possa arriscar, buscando limites.

O elemento-chave desse duo é a cumplicidade, a confiança e a escuta que se verificam tanto no jogo físico das ações como em toda a linha dramatúrgica do espetáculo.

Já a intervenção urbana “Jogos de Suportar” traz para as ruas a apresentação de dois performers que, a partir de matrizes de improvisação baseadas em ações físicas simples, como empurrar/puxar, arrastar/suspender, compõem com os espaços públicos urbanos. Eles chegam nestes ambientes sem saber o que vão encontrar, porém, colocam-se abertos para os estímulos dados no próprio momento da apresentação por tudo aquilo que os cerca: fluxos vivos de pessoas e a arquitetura fixa do espaço urbano com suas especificidades. Assim, as dinâmicas de movimento surgem no próprio instante em que a performance acontece.

“Jogos de Suportar” surge da proposta de trazer a estrutura coreográfica, plasticamente construída e preenchida pelo risco em cena do espetáculo “Suportar”, idealizado para ocupar espaços alternativos, para locais que pudessem desafiar ainda mais os intérpretes.

Com o intuito de compartilhar com o público seus processos de criação, a Cia. Domínio Público oferece uma oficina de dança contemporânea para todos os interessados em conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo. Trata-se de uma vivência em que os participantes terão contato com exercícios técnicos de preparação corporal, bem como com jogos de improvisação que compõem o vocabulário cênico e o repertório criativo do espetáculo “Suportar”, fazendo uma abordagem, sobretudo, às questões do peso, dos apoios e alavancas do corpo em exercícios nos quais a dependência entre os corpos é o fator fundamental.

A Cia. Domínio Público, criada em 1995 por Holly Cavrell, conceituada bailarina, coreógrafa e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea que busca desenvolver e aprofundar novas expressões de linguagem corporal.Desde a sua criação, o grupo produziu 21 espetáculos – cinco deles em repertório – e dois vídeos, com os quais foi premiado em várias mostras, festivais e bienais de dança. Foi também contemplado por diversos editais de incentivo cultural de prefeituras municipais, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Funarte, SESI, SESC e outras instituições que fomentam projetos culturais e artísticos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo mais detalhes da temporada:

15/7 ( quarta)
14h – Espetáculo Suportar
Centro de Convivência Toninha (Rua Inhambu, 645, Vila Padre Manoel de Nóbrega)

17/7 (sexta)
19h – Espetáculo Suportar
Museu da Cidade (Av. Andrade Neves, 33, Centro)

18/7 (sábado)
15h – Oficina de dança
19h – Espetáculo Suportar
Casa de Cultura Tainã (Rua Inhambu, 645, Vila Padre Manoel de Nóbrega)

19/7 (domingo)
15h – Intervenção Jogos de Suportar
Pedreira do Chapadão (Rua Doutor Alcides Carvalho, 127, Jardim Chapadão)

22/7 (quarta)
18h30 – Espetáculo Suportar
MIS – Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó, 859, Centro)

23/7 (quinta)
20h – Espetáculo Suportar
CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo)

24/7 (sexta)
20h – Espetáculo Suportar
Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro)

25/7 (sábado)
11h – Intervenção Jogos de Suportar
Centro de Convivência (Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí)
20h – Espetáculo Suportar
Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão)

26 /7 (domingo)
17h – Espetáculo Suportar
Planetário Municipal (Avenida Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral – Lagoa do Taquaral – portão 07)