11427219_405459369642044_8575836989852645473_n (1)O Ponto de Cultura e Memória Ibaô, em Campinas, realizará no próximo dia 19 de junho, sexta-feira, uma palestra a exibição de um filme que abordam, de diferentes formas, temáticas da cultura africana.

A palestra “Uma perspectiva afro-brasileira sobre história, memória e arte no espaço museal: o Museu Afro Brasil e a lei 10.639”, que acontece às 14h, tem como objetivo apresentar a experiência do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil no processo de atendimento ao público, tendo como eixo o processo de construção identitária levando-se em conta a sociedade brasileira, marcada pelo racismo, pelo preconceito e pela discriminação racial. Serão destacadas, nessa ocasião, algumas práticas de formação de educadores e de atendimento a jovens atendidos pela Fundação Casa, buscando explicitar as contribuições conceituais e metodológicas que o Museu oferece aos visitantes, a partir das exposições de longa duração e das mostras temporárias abertas ao público. A palestra será transmitida on line pelo site do Socializando Saberes.

No mesmo dia, às 19h30, o Cinecultura apresenta o filme “Diário de Exus”, de Gilberto Sobrinho. O documentário atualiza o mito de Exu, tomando como ponto de partida o registro do processo de criação da peça de teatro “Exus”. Seu protagonista, o ator Mestre Jahça, é o fio condutor que conecta os diferentes lugares onde habita essa divindade. Após a exibição, acontecerá um bate papo com o diretor.

Mais informações no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)