Moradores de Barão Geraldo se organizam por novo cinema no distrito

Diante da falta de boas alternativas de cinema no distrito de Barão Geraldo, que possui mais de 50 mil habitantes fixos, um grupo de moradores está se organizando pela criação de um novo cinema no local, que privilegie produções cinematográficas culturais, de arte, autorais, que circulam em circuitos alternativos e que, na maioria das vezes, não chegam ao grande público, justamente pela falta de espaços onde essas produções possam ser exibidas, discutidas e compartilhadas.

Em reunião realizada no ultimo dia 30/5, um grupo com 15 moradores discutiu que o ideal seria que houvesse uma sala de cinema confortável e devidamente equipada, mas que talvez isso não fosse possível num primeiro momento por depender de parceiros com recursos financeiros necessários ao projeto. Ainda que esses parceiros não estejam presentes inicialmente, para os organizadores, é possível criar esse novo espaço de cinema em algum estabelecimento, por um período breve.

Como parte das discussões sobre a criação desse novo espaço cultural em Barão Geraldo, os integrantes também concluíram que é preciso descobrir formas de financiamento para exibições de filmes culturais (há, por exemplo, um programa da Ancine para incentivo a Cineclubes); estudar as leis de direitos autorais e de exibição, bem como pensar e definir qual constituição legal o cinema pode ter (associação, cineclube, cooperativa etc), além de verificar quais espaços poderão ser usados pelo cinema.

A proposta consensual é criar uma associação ou cooperativa para que tudo tenha transparência e participação de quem quer que seja, com poder de decidir sobre todos os assuntos concernentes ao cinema.

Até o momento, há apenas três espaços no distrito ou próximos dele organizados para exibições cinematográficas: a Casa do Lago, da Unicamp, com programação variada e gratuita, o Cine Moras, na Moradia da Unicamp, que é uma iniciativa dos moradores da universidade, aberto ao público, mas com certa dificuldade de integrar os moradores de Barão, e o cinema do Shopping D. Pedro, que exibe apenas filmes do circuito comercial, não contemplando produções do cinema de arte, do circuito alternativo, além de ficar longe para muitos moradores.

A segunda reunião para organização do cinema foi marcada para o próximo sábado, 13/6, às 15h30, no salão de fundo do Restaurante Raízes Zen,  que fica na rua Antônio Pierozzi, 94, centro.

Mais informações no evento do facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

4 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

4 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

4 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

21 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

22 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

1 day ago