varilux_gemma_boveryEntre os dias 11 e 17 de junho, o público de Campinas poderá assistir à programação do Festival Varilux de Cinema Francês, que exibirá 16 títulos franceses atuais e ainda inéditos no circuito brasileiro, no Cineflix, do Galleria Shopping.

Entre os destaques da programação estão a comédia dramática “Samba”, dirigido pela dupla Olivier Nakache e Eric Toledano, responsáveis pelo filme “Intocáveis” (2011); a releitura do clássico da literatura francesa “Gemma Bovery”; a animação “Asterix e o Domínio dos Deuses” e os concorrentes nos Festivais de Veneza e Berlim, respectivamente, “O Preço da Fama” e “O Diário de uma Camareira”.

Por falar em festivais de cinema de grande porte, o filme de abertura do recém-finalizado Festival de Cannes, na França, também integra a programação. Trata-se do drama “De Cabeça Erguida”, estrelado por Catherine Deneuve e dirigido por Emmanuelle Bercot.

Repetindo o que aconteceu no ano passado, quando o festival exibiu “Os Incompreendidos” (1959), ícone da Nouvelle Vague dirigido por François Truffaut, o Varilux em 2015 vai exibir outro clássico francês. O escolhido da vez é o filme “O Homem do Rio” (1964), de Philippe de Broca, estrelado por Jean-Paul Belmondo (ator-fetiche de Godard) e Françoise d’Orléac. Segundo os organizadores do evento, a escolha foi estratégia para comemorar os 450 anos da Cidade Maravilhosa. A sessão única de “O Homem do Rio” está agendada para o dia 14 de junho, domingo, às 17h20. (Carta Campinas com informações de divulgação)